Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Setembro de 2020 | 22h35 - Actualizado em 12 Setembro de 2020 | 22h35

Bruxelles Press Club acolhe exposição sobre Neto

Luanda - Uma exposição fotográfica sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi inaugurada, na sexta-feira, no Reino da Bélgica, no quadro das festividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

António Agostinho Neto, Primeiro Presidente de Angola

Foto: Fotos: Quino Viñas Fecha: octub

A exposição, que decorre no Bruxelles Press Club até ao dia 17 deste mês,  retrata as diferentes etapas do percurso político diplomático de António Agostinho Neto, que culminou com a conquista da independência nacional a de 11 de Novembro de 1975.

Durante a abertura da exposição, o embaixador Mário de Azevedo Constantino enalteceu os feitos de Agostinho Neto, bem como seu papel activo na emancipação do continente africano.

Conforme o diplomata angolano, os seus ensinamentos têm sido um catalisador para a juventude, lembrando que Neto defendia que a independência política foi o início do percurso para outras dimensões como a independência económica.

Por sua vez,  o embaixador de cabo Verde, José Filomeno Monteiro, disse que a dimensão de Neto ultrapassa as fronteiras nacionais.

“E prova disso, é o facto de o maior hospital de Cabo Verde ter o nome de Dr. António Agostinho Neto”, reforçou.

O diplomata cabo-verdiano lembrou que Agostinho Neto esteve detido, como preso político, no Campo de Concentração de Tarrafal, na Ilha de Santiago.

Já o embaixador de Portugal na Bélgica, Rui Tereno, considera Neto como uma figura que lutou e defendeu os seus ideais  de emancipação dos  povos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 12/09/2020 17:05:52

    Embaixada em Portugal expõe "Memórias Fotográficas"

    Luanda - A embaixada de Angola em Portugal tem programada uma exposição denominada "Dr. António Agostinho Neto-Memórias Fotográficas", no âmbito da jornada do Herói Nacional.

  • 11/09/2020 22:56:52

    Salas de cinema reabrem ao público

    Luanda - Seis meses depois do encerramento forçado, devido à pandemia da Covid-19, o Cinemax reabriu, esta sexta-feira, 23 salas ao público, com rígidas medidas de biossegurança.

  • 11/09/2020 08:01:43

    UE disponibiliza 7,8 milhões de euros para projectos culturais

    Luanda - A União Europeia (UE), por meio do projecto Procultura Palop-TL, disponibilizou 7,8 milhões de euros para projetos culturais nos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop) e Timor-Leste.