Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

01 Outubro de 2020 | 14h53 - Actualizado em 01 Outubro de 2020 | 14h53

MCTA enaltece contributo dos músicos na divulgação da imagem do país

Luanda - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) enalteceu, nesta quinta-feira, o papel dos músicos angolanos na divulgação da imagem do país no exterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bonga,Paulo Flores e Yuri da Cunha entre as principais figuras da música angolana

Foto: Divulgação

Show Solidário de Bonga,Paulo Flores e Yuri da Cunha

Foto: Divulgação

Em mensagem alusiva ao Dia Mundial da Música, que se celebra nesta quinta-feira, 01, o MCTA avança que a música tem sido a porta-bandeira na divulgação da uma nova Angola ao Mundo, feito que atribuído ao importante papel desempenhado pelos artistas angolanos no seu todo, e particularmente pelos músicos e cantores.

Com a sua obra, frisa o departamento ministerial, os músicos se têm afirmado como dignos arautos da identidade cultural angolana.

A propósito, encoraja e felicita os músicos, cantores, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

“Desde os primórdios das civilizações, a música mostrou-se como um importante veículo da vida das pessoas e da dinâmica na vida de cada um dos países. A música identifica e molda as pessoas, os pensamentos, realça factos históricos, motiva, apoia, participa e influencia a vida nacional”-lê-se no documento a que a ANGOP teve acesso.

O MCTA considera a música como uma disciplina artística de eleição de milhares de angolanos, usada como instrumento de reafirmação da angolanidade.

O Dia Mundial da Música comemora-se a 1 de Outubro. Instituída em 1975 pela Internacional Music Counci, órgão fundado em 1949 pela UNESCO.

A data tem servido para reunir à volta de todo o mundo várias individualidades e organismos ligados à música, com o objectivo de promover a arte musical,  divulgar a diversidade musical, bem como os princípios e ideias da UNESCO, como a paz e a amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências entre os povos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 02/10/2020 15:24:02

    Top dos Mais Queridos sem público homenageia percurso

    Luanda - A presente edição do Top dos Mais Queridos, a decorrer na noite desta sexta-feira, vai homenagear a Rádio Nacional de Angola (RNA-EP), pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música angolana, com o desfile de algumas canções marcantes nos últimos 45 anos.

  • 01/10/2020 17:49:09

    MCTA destaca contributo de Jivago

    Luanda - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) enalteceu, nesta quinta-feira, o contributo de Jivago no engrandecimento e expansão da música angolana.

  • 01/10/2020 16:43:10

    Angola chora Jivago no Dia da Música

    Luanda - A cultura angolana voltou a ser abalada pela morte de um artista, esta quinta-feira, elevando para quatro o total de músicos mortos no ano de 2020.