Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Outubro de 2020 | 10h48 - Actualizado em 14 Outubro de 2020 | 10h48

Gabriel Tchiema quer incentivos para indústria criativa

Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, quarta-feira, em Saurimo, Lunda Sul, a conjugação de esforços para se estimular a indústria criativa em Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Gabriel Tchiema

Foto: Joaquina Bento

Em declarações à Angop a propósito do papel da cultura na diversificação da economia, Gabriel Tchiema sublinhou que a concretização da indústria criativa só será possível com o empenho de todos os actores culturais.

Reiterou que havendo industrialização no sector da cultura, se vai fortalecer a produção da música.

Tchiema considera fundamental que o Estado angolano crie condições jurídicas e não só para que os artistas comecem a ganhar, de facto, os direitos de autor, vivendo exclusivamente de música como em outros países.

Incentivou os empresários a investirem na criação de estúdios no interior do país, para permitir que os músicos fora de Luanda possam desenvolver o seu trabalho sem necessariamente se deslocar a capital do país para o efeito.

Gabriel Tchiema, que nasceu em 1966, no município do Dala, antes de Mingole, gravou “Nhena Nhi Nhami” e “Azulula” (Abre-te) e começou por tocar e por cantar música angolana em Cabinda, onde até 1990 cumpriu serviço militar. É co-fundador da Banda ASP.

Leia também
  • 12/10/2020 19:52:03

    Agentes culturais soltam grito de socorro

    Luanda - O mercado do entretenimento atravessa um dos seus piores momentos em Angola, com milhares de agentes culturais desprovidos de renda e várias empresas à beira da falência.

  • 11/10/2020 17:04:16

    Tchiema defende mais valorização do folclore

    Saurimo - O músico e compositor Gabriel Tchiema defendeu hoje, em Saurimo, Lunda Sul, um trabalho conjunto entre o Ministério da Cultura e os promotores de eventos, para a valorização, divulgação e aceitação da música folclórica no mercado nacional.

  • 09/10/2020 11:26:42

    Gabriel Tchiema anuncia quarto disco

    Saurimo - Oito anos depois do "Mingole", o músico e compositor Gabriel Tchiema anunciou, nesta sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), o lançamento, em 2021, da sua quarta obra discográfica.