Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Novembro de 2005 | 20h26

Primeiro-ministro no lançamento de moeda metálica comemorativa à independência nacional

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto: Foto Angop

Luanda, 09/11 - O primeiro-ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos,assistiu nesta quarta-feira, na sede do Banco Nacional de Angola (BNA), em Luanda,à cerimónia de lançamento de moedas metálicas comemorativas do 30º aniversárioda independência nacional.

Segundo o governador do BNA, Amadeu Maurício, a emissão destas moedas constitui "um excelente veículo para evocar uma data tão significativa como é o caso dos 30 anos de independência nacional", a comemorar no dia 11 de Novembro.

As referidas moedas, em metal nobre - ouro e prata - foram emitidas em número de quatro mil exemplares, sendo dois mil de cada um dos metais indicados, com características que correspondem aos padrões internacionais.

De acordo com Amadeu Maurício, o Kwanza - o nome da moeda nacional angolana - "um dos símbolos da soberania nacional e pilar fundamental do desenvolvimento económico e social de Angola, traduz as mais legítimas aspirações das três décadas de independência nacional".

Uma série dessas "moedas comemorativas" - com os valores faciais de 50 cêntimos, um, dois, cinco, dez e vinte Kwanzas - foi oferecida ao primeiro-ministro, que, para além de um referencial numismático, constitui também o reconhecimento de uma causa de grande valia na memória colectiva.