Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Outubro de 2009 | 18h34 - Actualizado em 08 Outubro de 2009 | 18h41

Ministro da Defesa exorta vigilância aos efectivos das Forças Armadas

Aniversário

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Defesa, Kundi Paihama, quer maior vigilância dos efectivos das FAA

Foto: Angop

Luanda - O ministro da Defesa, Kundi Paihama, exortou hoje, quinta-feira, em Luanda, aos militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) a manterem-se firmes na vigilância, disciplina e prontidão, para que possam cumprir com zelo a tradicional missão de defesa da independência e salvaguarda da soberania nacional e das instituições democráticas.

A exortação do titular da pasta da Defesa está expressa numa mensagem dirigida à chefia do Estado Maior General, e extensiva a todos os oficiais generais, superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças, marinheiros e trabalhadores civis aos serviço das forças armadas, por ocasião do 18º aniversário da constituição das FAA em exército nacional único.

Assim sendo, lê-se na missiva, "faço votos que as FAA continuem a aperfeiçoar as práticas que regulam as actividades de formação e instrução dos quadros e das tropas".

Kundi Paihama acrescenta, no documento, que a comemoração da efeméride acontece numa altura em que as Forças Armadas Angolanas participaram com êxito no exercício "Golfinho FTX-Fase III, na África do Sul, que teve como objectivo preparar os efectivos que integram a Brigada em Estado de Alerta da SADC, para operações de manutenção de paz de forma multi-dimensional e desenvolver a cooperação regional no domínio militar.

"A participação das FAA neste tipo de manobras prova que o Exército nacional está fortemente engajado em contribuir para a promoção da paz e segurança na região austral de África e no mundo", refere.

O acto central do dia 09 de Outubro terá lugar na base aérea da Catumbela, província de Benguela, cujo lema principal é: "Pela reedificação das FAA melhoremos a organização e a disciplina militar".

O dia 9 de Outubro é consagrado às FAA porque foi nesta data do ano de 1991 que se deu o primeiro passo para a criação e consolidação do Exército Nacional único, no quadro dos acordos de Bicesse, rubricados em Portugal entre o Governo angolano e representantes da Unita.

A criação das FAA foi fruto da fusão entre as antigas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e das extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), vinculadas à Unita, na época em que foi uma organização militarizada.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também