Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Julho de 2010 | 13h09 - Actualizado em 15 Julho de 2010 | 18h19

Angola reafirma compromisso de apoiar causa do Sahara Ocidental

Diplomacia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretária de Estado da Cooperação, Exalgina Gambôa

Foto: Angop

Luanda – A secretária de Estado da Cooperação, Exalgina Gambôa, reafirmou hoje, em Luanda, o compromisso do país em apoiar o povo do Sahara Ocidental para que este possa alcançar a sua auto determinação.

Exalgina Gambôa, que falava no final das conversações entre as delegações dos dois países, acrescentou que o país está disposto a apoiar o governo do Sahara Ocidental para que as distintas resoluções, entre as quais das Nações Unidas, seja realmente aplicada.

“Vimos que após vários anos ela não está a ser aplicada, com prejuízos enormes para o povo saharaui”, disse.

Neste sentido, referiu que está a ser preparada a assinatura de um Memorando de Entendimento para Consultas Políticas entre os ministérios das Relações Exteriores e, possivelmente, ajudar numa agenda internacional de apoio e solidariedade.

A responsável realçou o facto de estes países serem membros da União Africana (UA) e existirem laços de amizade bastante antigos.

Por sua vez o ministro da Cooperação da RASD, Baba Salec, disse que o encontro serviu para estudar as formas de cooperação, amizade e solidariedade entre os dois povos.

Explicou que, neste momento, estão engajados no processo de negociações entre a Frente Polisário e o Governo do Marrocos sob os auspícios das Nações Unidas, cujo representante neste momento está a preparar uma quinta ronda de negociações.