Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

29 Dezembro de 2011 | 09h58 - Actualizado em 29 Dezembro de 2011 | 09h58

Desminados mais de 90 quilómetros

Kuando Kubango

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Menongue - O governo do Kuando Kubango desminou em 2011 e através do Plano Operativo de âmbito Central, noventa e quatro quilómetros em alguns troços e áreas mais críticas daquela província, para a melhoria da circulação de pessoas e bens.
 

Os dados foram revelados pelo governador do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, quando balanceava as acções de âmbito provincial e central executadas ao longo de 2011, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano.
 

Segundo o governante, a referida desminagem iniciada desde Julho do ano em curso e que contou com equipas especializadas para o efeito consta das cinco acções do Programa Operativo de âmbito Central, em curso naquela região.
 

A par dos 94 quilómetros desminados, Eusébio de Brito Teixeira acrescentou que foi igualmente possível a desminagem da margem direita da ponte sobre o rio Kubango, na localidade Caira, no município do Cuangar, num perímetro de 90.218 metros quadrados.
 

Iniciaram-se ainda os trabalhos no troço Angola/Chipundo/Rivungo, bem como tarefas no troço Tune/Dirico, estando já uma área limpa de 800 metros quadrados.
 

As áreas dos 94 quilómetros desminados correspondem as de Kandendele (Cuangar/Caira) com 70 KM, troço Sofi-Liavale-Mavinga com 12 quilómetros, troço Kuchi/Livela/Nankova/Dirico com 9,5 KM e 2 quilómetros de uma estrada limpa em Mavinga.
 

Eusébio de Brito Teixeira informou que, o registo de abrandamento das acções no domínio da desminagem justifica-se, exclusivamente, por questões de ordem logística, mormente a carência de meios técnicos, agravados por condições climatéricas e de terreno.
 
 

Leia também
  • 01/02/2019 21:30:14

    FAA apela à transmissão de conhecimento

    Luanda - O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Egídio de Sousa Santos, apelou hoje aos nacionalistas com conhecimento técnico e cientifico a transmitirem o seu legado às novas gerações, por forma a perspectivarem o futuro com a experiência do passado.

  • 30/01/2019 19:38:46

    Governante destaca papel da igreja no resgate dos valores morais e cívicos

    Menongue - A vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Sara Luísa Mateus, reconheceu hoje, nesta cidade, o papel da igreja no resgate dos valores morais e cívicos e na construção de uma sociedade unida nos ideais de amor ao próximo, fraternidade e irmandade.

  • 09/01/2019 18:25:02

    MPLA quer mais empenho dos militantes

    Menongue - O primeiro secretário provincial do MPLA no Cunbado Cubango, Pedro Mutindi, defendeu terça-feira, em Menongue, a necessidade dos militantes desta formação política empenharem-se na defesa dos principais interesses das populações.

  • 05/01/2019 17:08:00

    Destacada importância do 4 de Janeiro

    Menongue - O 4 de Janeiro de 1961, tornou-se num marco de referência incontornável, que impulsionou os angolanos para a Luta de Libertação Nacional, um valor histórico que deve ser transmitido às novas gerações para o contínuo reconhecimento.