Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

16 Março de 2011 | 15h37 - Actualizado em 16 Março de 2011 | 15h44

Cronologia do exercício Felino

CPLP

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto: Angop

Luanda - Angola alberga de 19 a 28 de Março do ano em curso a edição do exercício Felino 2010, o qual é realizado pelos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de forma a treinar forças militares com capacidade de intervenção em missões de manutenção de paz e ajudas humanitárias sob a égide das Nações Unidas.

 Eis a cronologia das edições anteriores:

2000 - Portugal realiza o exercício na região de Lamego de 17 a 27 de Outubro no formato FTX (Tropas no Terreno). Contou com a participação de militares de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, tendo o Brasil participado como observador.

2001 - Portugal voltou albergar a manobra na região do Lamego também no formato FTX.

2002 - Brasil organiza na região nordeste em Caatinga, no formato FTX, com a presença de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, tendo Timor Leste sido convidado a enviar observadores.

2003 - Moçambique acolhe no período de 24 a 28 de Novembro no formato CPX (Posto de Comando) e integrou militares dos oito países membros.

2004 - Angola realiza no formato FTX. O objectivo consistiu em desenvolver o intercâmbio de conhecimentos, em termos de planeamento, organização e execução de forma a facilitar o emprego de forças em operações combinadas e conjuntas.

2005 - Cabo Verde organiza em formato CPX. Neste exercícioparticipou o Centro de Simulação do Exército cabo-verdiano tendo introduzido o programa de referenciação geográfica.

2006 - Brasil realiza no formato FTX tendo atingido resultados  excelentes, sendo reconhecido por todos os países participantes o interesse em continuar o tratamento de temas ligados às "novas missões".

 

2007 - São Tomé e Príncipe, no formato CPX (Posto Comando).    

       

     

2008 - Portugal volta realizar no formato FTX, tendo os chefes do Estado Maior General das Forças Armadas da CPLP se congratulado pelo facto deste país manifestar  disponibilidade para o seu acolhimento.

2009 - Moçambique no formato CPX.

2010 - Angola: Foi adiada para 2011 por razões técnicas. Terá lugar de 19 a 28 deste mês no formato FTX com a presença de todos os estados membros.