Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Outubro de 2011 | 16h12 - Actualizado em 20 Outubro de 2011 | 18h55

Cronologia das principais acções nas relações Angola/Brasil

Cooperação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - As repúblicas de Angola e a Federativa do Brasil vão reforçar as relações de amizade e cooperação bilateral existente, com a visita de 48 ao país da presidente brasileira, Dilma Rousseff.  

Eis a cronologia das principais acções nas relações Angola/Brasil nos últimos dez anos:

2001

16 Fev – Ministro das Relações Exteriores de Angola, João Miranda, entrega, em Brasília, capital brasileira, uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao presidente brasileiro, Fernando Henriques Cardoso, no quadro do reforço das relações bilaterais e de amizade entre os dois países.

2002

01 Mar – Presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e do Brasil, Fernando Henriques Cardoso, reúnem-se em Brasília, afim de passar em revista os temas da agenda bilateral e internacional, em particular sobre questões regionais africanas.

 05 Abr – Uma adenda a um protocolo existente entre os governos de Angola e do Brasil no domínio da formação profissional é rubricada pelo ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto, e pelo embaixador brasileiro acreditado no país, Jorge Taunet.

03 Ago – Um acordo denominado “Educação para todos 2002-2005” é rubricado em Brasília pelas autoridades de Angola e do Brasil.

2003

22 Jan – Integrantes de uma delegação empresarial brasileira, que visita Angola para a prospecção do mercado, manifestaram, em Luanda, a intenção de investir no sector das telecomunicações, na produção de açúcar e álcool, bem como na saúde.

15 Mai – Governo da República Federativa do Brasil coloca à disposição dos cidadãos angolanos, através do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), vagas de nível superior em universidades brasileiras, para o ano académico 2004.

25 Mai – Ministro brasileiro da Cultura, Gilberto Gil, defende, em Luanda, a existência de um intercâmbio na área do cinema entre o Brasil e Angola.

04 Set - Quarenta empresários brasileiros pertencentes a 26 empresas baianas chegam a Luanda, para pesquisar o mercado e incrementar negócios.

29 Out – Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, chega a Luanda, para uma visita oficial de dois dias.

03 Nov – Angola e Brasil rubricam um conjunto de acordos diversos, no final das conversações oficiais entre as delegações de ambos os países, realizadas no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda.

04 Nov – O presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, é agraciado pelo seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, com um jantar oficial no quadro da visita que efectua a Angola.

05 Nov – Termina a visita de dois dias do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, a Angola.

2004

23 Jan – Delegação governamental brasileira, chefiada pelo secretário especial de Agricultura e Pesca da Presidência da República Federativa do Brasil, José Fritsch, chega a Luanda, para manter contactos com empresários angolanos. 

29 Jan – Um memorando de entendimento entre Angola e o Brasil, no domínio da agricultura e pescas, é assinado, em Luanda, pelo ministro angolano das Pescas, Salomão Xirimbimbi, e pelo secretário especial de Agricultura e Pescas do Brasil, José Fritsch.

08 Abr – Empresários brasileiros da cidade de Araíçatuba assinam, no Huambo, um protocolo de intenção bilateral com os seus homólogos desta província.

04 Jun - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe em audiência o embaixador do Brasil, Afonso Cardoso, em fim de missão, de quem recebeu garantias do contínuo reforço das relações entre os dois países.

13 Out – Ministro da Cultura, Boaventura Cardoso, regressa a Luanda, proveniente do Brasil, onde, entre outras actividades, inaugurou a Casa de Angola, na cidade de São Paulo.

2005

02 Mai - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chega a República Federativa do Brasil, para uima visita oficial de três dias ao país da América do Sul.

02 Mai -  Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe o título Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia, onde se encontra  para uma visita oficial de três dias ao Brasil.

03 Mai  - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe o título de cidadão da Bahia, numa cerimónia realizada em Salvador, e referenciou que o facto demonstra as afinidades históricas e culturais entre os dois povos

26 Jan – Músicos angolanos e brasileiros realizam, na cidade do Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil, um espectáculo musical de beneficência às vitimas do HIV/Sida em Angola.

24 Abr – Angola e Brasil iniciam, em Brasília, a análise das relações de cooperação e das vias para a rápida implementação de acordos assinados.

2006

22 Fev – Cônsul geral de Angola no Rio de Janeiro, embaixador Ismael Diogo da Silva, é condecorado no Brasil, com a “Ordem de Mérito Cultural”, a mais alta condecoração cultural brasileira. 

26 Jul - Brasil participa, na Filda 2006, com 80 empresas dos mais diversificados sectores, ultrapassando a cifra de 37 firmas que expuseram em 2005.

26 Set – Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, empossa Leovigildo Da Costa e Silva, no cargo de embaixador de Angola na República Federativa do Brasil, nomeado a 21 do corrente.

2007

10 Jan – Diplomata Leovigildo da Costa e Silva chega a Brasília para assumir as funções de embaixador de Angola no Brasil. É o quinto representante de Angola no Brasil depois de Francisco Romão.

10 Jul – Os tribunais de Contas de Angola e do Estado brasileiro da Baía assinam um convénio de cooperação técnica, no quadro da visita que o presidente do Tribunal de Contas da Baía, Manuel Castro, efectua ao país.

17 Out – Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, chega a Luanda para uma vista oficial de dois dias a Angola, a convite do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos                  

30 Nov – Embaixador da República de Angola no Brasil, Leovigildo da Costa e Silva, foi agraciado com a medalha e respectivo certificado da Ordem de Mérito Domingos Martins, Comenta Grande Oficial, a mais alta distinção do Estado brasileiro do Espírito Santo atribuída a entidades estrangeiras.

2008

25 Fev – O diplomata Afonso Sena Cardoso é acreditado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, como novo embaixador do Brasil em Angola.

15 Mar – Governo brasileiro doa ao ministério angolano da Saúde 510 quilogramas de medicamentos de combate à malária, orçado em 20 mil dólares americanos.

13 Jul – Presidente brasileiro, Luís Inácio “Lula” da Silva, escalou Luanda, depois de ter visitado a Indonésia e participado na Cimeira do G8, realizada no Japão.

14 Out – Embaixada do Brasil em Angola condecora, em Luanda, ao grau de grande oficial, o almirante Augusto da Silva Cunha “Gugu”, chefe do Estado-Maior da Marinha de Guerra, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil.

2009

14 Ago – Repúblicas de Angola e do Brasil rubricam, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio do turismo, que assenta em três áreas prioritárias: formação profissional, planeamento e ordenamento e aumento da rede hoteleira.

23 Abr – Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é distinguido, em Luanda, com o diploma de mérito “Doctor Honoris Causa” pela instituição brasileira Escola da Vida.

22 Jun – Antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso chega a Luanda, para participar numa conferência sobre “Projecção dos interesses nacionais dos estados na Arquitectura do mundo contemporâneo e os efeitos da crise económica nacional”. 

08 Nov - Ministro de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Miguel Jorge, chega a Luanda, a frente de uma missão de negócios de 90 empresários de vários ramos de actividade.

10 Nov - Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concede audiência ao ministro brasileiro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, portador de uma missiva do Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que o convida a visitar oficialmente aquele país no início de Janeiro de 2010.

 

2010

07 Abr – Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe, do seu homólogo Lula da Silva, um convite para visitar a República Federativa do Brasil.

-  Chefe de Estado recebe o convite reformulado de Lula da Silva, durante uma audiência que concedeu ao presidente da petrolífera brasileira Petrobras, José Gabrielli de Avezedo, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda.

23 Abr – Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi, em Luanda, informado sobre os projectos que o empresário brasileiro Edson Arantes do Nascimento, “Pelé”, efectua em Angola, nos domínios imobiliário, agricultura e indústria.

11 Mai - Ministro angolano da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Canga, representa Angola no fórum denominado o Diálogo Brasil- África sobre a segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural iniciado dia 10 em Brasília.

04 Jun – Embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso, apresenta ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, cumprimentos de despedida.

17 Jun – Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe, em Luanda, as cartas credenciais do embaixador do Brasil  em Angola, Ana Peterson, com estatuto de residente.

22 Jun - Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, chega  a Brasília (capital do Brasil),  dando inicio a uma visita oficial de 48 horas ao país sul-americano, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanha o Presidente de Angola a Primeira dama, Ana Paula dos Santos.

23 Jun - Presidentes das Repúblicas de Angola, José Eduardo dos Santos, e  Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva,  assinam, em Brasília, um protocolo de cooperação financeira e uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de parceria estratégica.

 Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reúne-se em privado, em Brasília, com o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no quadro da visita oficial que efectua a este país.

24 Jun - Presidente José Eduardo dos Santos termina a sua visita oficial ao Brasil, iniciada no dia 22. Durante a visita, o Chefe de Estado angolano rubricou, com o seu homologo Luiz Inácio Lula da Silva, um protocolo de cooperação financeira e uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma Parceria Estratégica.

  

04 Ago – Ministro da Defesa, Cândido dos Santos Van-Dúnem, visita à República Federativa do Brasil, para manter, de 4 a 8,  consultas com as autoridades locais, com vista ao reforço da cooperação e definição de uma parceria estratégica no domínio militar.

08 Ago – Ministro da Defesa, Cândido dos Santos Van-Dúnem, regressa à capital angolana proveniente da República Federativa do Brasil, onde manteve encontros com as autoridades locais, visando o reforço da cooperação no domínio militar.

10 Out – Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, viaja para a República Federativa do Brasil, para uma visita de trabalho de três dias, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

13 Out - Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, visita a Central Globo de Jornalismo, no Rio de Janeiro (Brasil), onde identifica algumas potencialidades e valências que poderão servir a televisão angolana.

15 Out – Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, visita a Universidade de Morumbi, localizada em São Paulo, no quadro da sua presença na República Federativa do Brasil, e mostra-se interessada pelos cursos de formação técnico-profissional e licenciaturas em Jornalismo e Comunicação.

2011

16 Jan - Delegação do Tribunal Constitucional chefiada pelo juiz conselheiro presidente, Rui Ferreira, participa, no Brasil, no 2º Congresso da Conferência Mundial Sobre Justiça Constitucional.

19 Jan - O coronel Marcus Aurélio Silva de Abreu é acreditado, em Luanda, adido de defesa do Brasil em Angola. 

31 Mar - A empresa angolana de telecomunicações Infrasat e a televisão brasileira Tv Record assinam, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio da televisão por satélite.

19 Abr - Ministério do Ambiente de Angola e o Instituto Tecnológico Ambiental do Paraná (ITAPAR) da República Federativa do Brasil rubricam, em Luanda, um convénio para a formação de mestres nas áreas de gestão ambiental.

01 Jun - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nomeia, em Luanda, Nelson Manuel Cosme, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola, no República Federativa do Brasil.

06 Jun - Ministro dos Assuntos Parlamentares, Norberto dos Santos, mantém, em Luanda, um encontro de trabalho com a embaixadora do Brasil em Angola, Lucy Petersen, com quem aborda assuntos de interesse bilateral.

28 Jun – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concede, em Luanda, posse ao novo embaixador de Angola acreditado no Brasil, Nelson Manuel Cosme, nomeado a 01 Junho.

30 Jun - Ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, chega a Luanda, para uma visita de 24 horas a Angola, no quadro das actividades alusivas ao 10º aniversário do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA).

01 Jul - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe cumprimentos de cortesia do ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que se encontra de visita a Angola desde 30 de Junho.

21 Jul – Ministro das Relações Exteriores do Brasil, António de Aguiar Patriota, chega ao país, para participar no XVI Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer dia 22, em Luanda

14 Ago - Embaixador cessante de Angola no Brasil, Leovigildo da Costa e Silva, é distinguido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a Comenda de Ordem de Mérito Judiciário do Trabalho, uma acção pioneira a um estrangeiro (cidadão não brasileiro).

09 Set - Embaixador angolano no Brasil, Nelson Cosme, apresenta, em Brasília, as cartas figuradas como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola neste país do continente americano.

11 Set - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicita a sua homóloga do Brasil, Dilma Rousseff, por ocasião de mais um aniversário da proclamação da independência deste país, assinalado no dia 7 de Setembro.

28 Set - Delegação do Ministério do Interior, encabeçada pelo seu vice-ministro, Eugénio Laborinho, chega ao Brasil, para participar na IV Assembleia Geral da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa.

17 Out - Diplomata Nelson Manuel Cosme apresenta à presidente Dilma Vana Rousseff as cartas que o credenciam como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola na República Federativa do Brasil.