Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Fevereiro de 2013 | 21h08 - Actualizado em 04 Fevereiro de 2013 | 16h30

Comuna do Xangongo com largos passos rumo ao desenvolvimento

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jefe de Estado angoleño, José Eduardo dos Santos, recibe presidente de la General Electric.

Foto: Angop

Xangongo  - A comuna do Xangongo, sede do município do Ombadja, província do Cunene, tem dado largos passos rumo ao desenvolvimento, relativamente ao crescimento de infra-estruturas como escolas, postos de saúde, estradas asfaltadas, acesso à água e energia eléctrica, que tem permitido o bem-estar das populações.

A afirmação é do administrador daquela comuna, Metódio Halukeinge, que falava neste domingo à Angop, à margem dos preparativos das comemorações do 4 de Fevereiro, cujo acto central vai decorrer naquela localidade, na próxima segunda-feira.

Segundo disse, o governo provincial do Cunene tem estado a materializar estratégias traçadas pelo Executivo angolano, na promoção da qualidade de vida das populações em todos os municípios da província, assim como comunas e aldeias.

Relativamente aos preparativos do acto central do 4 de Fevereiro que vai decorrer naquela comuna, referiu que os mesmos estão a decorrer de forma satisfatória, as comunidades já estão a ser acomodadas, para a comemoração de mais um aniversário desta data histórica.

"Sinto-me orgulhoso, regozijado e satisfeito pelo facto de neste ano o acto central decorrer na comuna do Xangongo, tendo em conta a importância da data para o povo angolano, em particular da província do Cunene, comemora com muita euforia, pois é com ela que subimos o degrau para alcançar a nossa liberdade e soberania nacional", sublinhou.

A 4 de Fevereiro de 1961, patriotas ligados ao MPLA, desencadearam um ataque contra a Cadeia de São Paulo e a Casa de Reclusão, em Luanda, dando início à Luta Armada que culminou com a proclamação da independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

A sede municipal de Ombadje (Xangongo), província do Cunene, vai acolher o acto central do 52º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional, a assinalar-se segunda-feira, sob o lema “Honremos os nossos heróis servindo a nação com lealdade”.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 02/02/2019 19:21:13

    Cunene: SME expulsa estrangeiros por irregularidade migratória

    Ondjiva - Quatro cidadãos namibianos e um centro-africano , em situação migratória ilegal na província do Cunene, foram expulsos do país nos últimos sete dias, através do posto fronteiriço de Santa-Clara.

  • 30/01/2019 18:28:47

    Recomendada tradução dos manuais sobre direitos humanos

    Ondjiva - A tradução dos manuais e folhetos informativos sobre os direitos humanos em línguas nacionais foi recomendada esta quarta-feira, em Ondjiva (Cunene), pelos membros do Comité de Direitos Humanos na região.

  • 28/01/2019 13:46:07

    Governo busca soluções para combate à seca no Cunene

    Ondjiva - O governo angolano está a avaliar a seca no Cunene, um problema cíclico que afecta, pelo menos, 284 mil 780 pessoas, numa região que tem 990 mil e 87 habitantes.

  • 27/01/2019 16:31:34

    SME regista aumento de 688 movimento migratório no Cunene

    Ondjiva - Catorze mil e 432 movimentos migratórios, de nacionais e estrangeiros, foram registados nos últimos sete dias, na fronteira com Angola/Namíbia, pelo Serviço de Migração Estrangeiro (SME) no Cunene, com o acréscimo de 688 em relação a igual período anterior.