Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Novembro de 2013 | 13h39 - Actualizado em 12 Novembro de 2013 | 13h38

Independência permitiu recuperação e dignidade soberana dos angolanos

Caculama - A independência nacional conquistada em Novembro de 1975 permitiu aos angolanos recuperarem a sua dignidade como povo soberano e traçar os destinos do país, bem como o garante da liberdade de escolha dos seus governantes, por via de eleições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A opinião é do vice-governador provincial para o sector económico, Domingos Eduardo,  manifestada quando presidia ao acto municipal de Caculama do 38º aniversário da  independência nacional assinalado esta segunda-feira.

Referiu que a independência de Angola foi fruto da coragem demonstrada pelos angolanos para o início da luta armada contra os colonialistas portugueses, passando depois a registar uma guerra interna, mas que acabou definitivamente em Abril de 2002, fruto da dedicação e liderança do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o  que faz com que Angola seja hoje um país com estabilidade social e económica, rumo a erradicação da fome e da pobreza.

Por outro lado, Domingos Eduardo destacou os passos que a província de Malanje está a dar para o progresso e o melhoramento do bem-estar das populações, embora haja ainda  muito por se fazer sobretudo no domínio de construção e reabilitação de infra-estruturas rodoviárias, escolas e hospitais.

A criação de mais postos de emprego para a juventude e o combate ao analfabetismo, são outros aspectos que devem merecer maior atenção do governo da província, com vista a concretização dos anseios da população, por isso estão a ser desenvolvidos vários  projectos com destaque para o programa integrado municipal de combate à fome e à  pobreza, bem como a construção de unidades sanitárias e residências para funcionários  públicos.

Na ocasião o administrador municipal de Caculama, Joaquim Virgílio Gomes, destacou as potencialidades agrícolas do município, cujas populações se dedicam ao trabalho do campo e a criação de animais de pequeno e grande porte.

Precisou ainda que nos últimos tempos o município de Caculama tem registado um crescimento socioeconómico notável em termos de infra-estruturas com o aumento de salas de aulas e alargamento da rede sanitária, processo este que tem resultado na melhoria das condições de vida das populações.

O município de Caculama dista a 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje e tem uma  extensão de 800 mil e dois quilómetros quadrados e uma população estimada em 42 mil  habitantes maioritariamente camponesa, tendo como outras fontes de subsistência a caça e a pesca artesanal.

O município de Caculama conta com três comunas nomeadamente Muquixe, Caxinga e a  sede municipal.  

O acto foi testemunhado por membros do governo, autoridades tradicionais e religiosas,  bem como por representantes de partidos políticos e população em geral.

A par das actividades de Caculama, o programa comemorativo dos 38 anos da independência nacional na província foi marcada com inaugurações de algumas infra - estruturas sociais no município de Kambundi-Katembo.

O programa encerra hoje com a realização de uma palestra sobre a importância do 11 de Novembro, a ser dirigida aos efectivos da delegação provincial do ministério do interior.

Leia também
  • 11/11/2018 09:02:27

    Ministro de Estado no Cunene para o acto central do 11 de Novembro

    Ondjiva - O Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel José Nunes Júnior, chegou na manhã deste domingo à província do Cunene, para presidir o acto central do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.

  • 11/11/2018 03:20:22

    MPLA saúda povo angolano pela Independência Nacional com mensagem de esperança

    Luanda - O Bureau político do MPLA manifestou-se hoje, em Luanda, convicto de que, com o actual processo de implementação da reforma do Estado, Angola conhecerá uma mudança radical na forma de aplicação dos meios financeiros que são atribuídos aos municípios, com a sua utilização em projectos socioeconómicos.

  • 05/11/2018 18:37:03

    Administradores municipais exortados a centrarem-se nas acções do Estado

    Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, exortou hoje, segunda-feira, os administradores municipais a absterem-se de boatos e intrigas, factos que os caracterizou como perda de tempo e práticas que retiram o verdadeiro foco nas acções do Estado.

  • 01/11/2018 20:11:43

    Cunene acolhe acto nacional do 11 de Novembro

    Ondjiva - A cidade de Ondjiva, sede capital da província do Cunene, acolhe o acto central do 43ª aniversário da independência nacional, a assinalar no próximo dia 11 de Novembro.