Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Janeiro de 2014 | 11h32 - Actualizado em 15 Janeiro de 2014 | 18h05

Angola: José Eduardo dos Santos assume presidência da CIRGL

Luanda - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, assumiu hoje , quarta - feira, em Luanda , a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre os Grandes Lagos (CIRGL), durante a V cimeira deste órgão que decorre em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, José Eduardo dos Santos

"Prometo cumprir todas as deliberações desta cimeira e das reuniões  precedentes, trabalhando assim para a paz, estabilidade e desenvolvimento económico e social na nossa região",  assegurou o Presidente José Eduardo dos Santos, após receber as pasta do seu homólogo cessante, o ugandês Yoweri Musseveny.

O estadista angolano  afirmou ainda que "conta naturalmente com o apoio dos seus homólogos da região, com vista a dar continuidade ao bom trabalho que foi realizado pelo presidente Yoweri  Musseveny".


A CIGRL foi criada após os conflitos políticos que assolaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concertado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia, integram este órgão regional.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo. A maior parte destes foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.

A V Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização  decorre sob o lema “Promovamos a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos”.

 

Assuntos Cimeira   Província » Luanda  

Leia também