Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Dezembro de 2014 | 01h17 - Actualizado em 10 Dezembro de 2014 | 08h38

Angola: MPLA exorta militantes a manterem aceso o facho da paz

Luanda - O Bureau Político do MPLA saúda todos os angolanos residentes no país e na diáspora, especialmente os militantes, simpatizantes e amigos do partido, ao mesmo tempo que exorta-os a manterem aceso o facho para fazer de Angola um país onde todos vivam bem e em paz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do MPLA

Foto: Pedro Parente

A exortação vem expressa numa declaração chegada à Angop, nesta terça-feira, por ocasião do 58º aniversário da fundação do MPLA, que hoje (10 de Dezembro) se assinala, na qual é reiterado o apelo no sentido de se fazer desta data um momento de forte corrente de mobilização patriótica em torno do partido e do seu Presidente, José Eduardo dos Santos.

Insta igualmente a massa militante a enaltecer o trabalho que está a ser feito em prol da reconstrução e do desenvolvimento de Angola, e da promoção de uma verdadeira cultura de paz, de tolerância, de unidade e de reconciliação entre todos os filhos da pátria angolana.

O documento narra que no dia 10 de Dezembro de 1956, um grupo de patriotas angolanos deu a conhecer ao mundo, o manifesto do amplo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no qual apelava às várias correntes políticas existentes na época, para a sua aglutinação na luta contra o opressor colonial, o então regime fascista português.

Passados 58 anos da sua fundação, prossegue, o MPLA continua a afirmar-se como a maior força política do país, com maior implantação nacional, com raízes muito profundas nas massas populares e que jamais abdicou dos ideais que nortearam a sua fundação: o de transformar Angola num país próspero, em que seja erradicada a fome e a miséria, com uma governação eficiente e um Estado forte, democrático e moderno.

“Como disse o Presidente José Eduardo dos Santos, é indesmentível que o MPLA está profundamente ligado aos grandes feitos do povo angolano, nos últimos 50 anos e algumas das suas mais retumbantes vitórias mudaram o curso da história da África moderna, particularmente da sua região austral e ocidental”, lê-se na declaração.

Recorda que as comemorações do 58º aniversário da fundação do MPLA coincidem com a realização do seu recém-terminado V Congresso Extraordinário, que fez uma abordagem profunda das questões relativas ao movimento de revitalização dos comités de acção do partido, à formação política dos militantes e ao ajustamento pontual dos Estatutos do partido.

“Neste momento de festa, o Bureau Político do Comité Central do MPLA renova, em nome de todos os militantes, simpatizantes e amigos do partido, o seu firme propósito de continuar a luta, em defesa da independência, da unidade da nação, da paz, da justiça social, da consolidação da democracia e do desenvolvimento social”, concluiu.

Assuntos Efeméride   MPLA  

Leia também
  • 11/11/2018 03:20:22

    MPLA saúda povo angolano pela Independência Nacional com mensagem de esperança

    Luanda - O Bureau político do MPLA manifestou-se hoje, em Luanda, convicto de que, com o actual processo de implementação da reforma do Estado, Angola conhecerá uma mudança radical na forma de aplicação dos meios financeiros que são atribuídos aos municípios, com a sua utilização em projectos socioeconómicos.

  • 01/11/2018 18:02:06

    MPLA elege novo primeiro secretário provincial

    Mbanza Kongo - O comité provincial do Zaire do MPLA reunido nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, na sua III sessão extraordinária agendou para o próximo dia 17 de Novembro do ano em curso, a realização de uma conferência extraordinária para a eleição de um novo primeiro secretário provincial.

  • 31/10/2018 19:52:46

    MPLA aprecia memorando sobre 11 de Novembro

    Luanda - O Secretariado do Bureau Político (SBP) do MPLA apreciou nesta quarta-feira, em Luanda, um memorando sobre as comemorações do 11 de Novembro de 2018, data em que se celebra o 43.º aniversário da proclamação da Independência Nacional.

  • 30/10/2018 17:03:22

    Transferência de competências potencia municípios - MPLA

    Luanda - O MPLA defende que a transferência de competências e atribuições, dos departamentos ministeriais para os governos provinciais, tem como finalidade, fundamental, potenciar os municípios em meios financeiros, materiais e humanos.