Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Dezembro de 2014 | 16h58 - Actualizado em 15 Dezembro de 2014 | 17h08

Suíça: Conselho da Internacional Socialista adopta resoluções sobre conflitos e terrorismo

Genebra - A reunião do Conselho da Internacional Socialista, na qual o MPLA participou com uma delegação chefiada pelo seu secretário- geral, Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse", terminou sábado, em Genebra (Suiça), com a adopção de várias resoluções.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dino Matrosse, secretário-geral do MPLA (primeiro à esq.), na reunião da Internacional Socialista na Suiça

Foto: Cedida


Os participantes aprovaram, entre outras, resoluções sobre conflitos, o terrorismo, a democracia e o vírus ébola, considerados assuntos que dominam a actualidade e necessitam de soluções para a estabilidade política e sócio-económica dos estados.

Os conflitos e actos terroristas em várias regiões do globo têm ceifado a vida de milhares de pessoas, e contribuído para o aumento do número de refugiados, provocando uma tragédia humanitária e preocupação constante à segurança mundial.

A democracia, segundo a resolução adoptada, é um exercício quotidiano que deve ter sempre em atenção a protecção e promoção dos direitos humanos, por forma a criar uma cidadania mundial.

Sobre o vírus Ébola foi realçada a necessidade de esforços conjugados para fazer face à epidemia, que causou até ao momento cerca de seis mil mortos e um número considerável de infectados.

No discurso de encerramento, o presidente da Internacional Socialista, George Papandreau, disse que foram alcançados os objectivos do encontro, pois os partidos membros comprometeram-se em redobrar esforços para promover e consolidar a democracia, com vista o mundo de justiça social, boa governação e respeito pelo meio ambiente.

Deplorou a concentração demasiada de armas e poderes que têm prejudicado os direitos humanos, e apontou as crises mundiais e as doenças como desafios a enfrentar e encontrar formas de resolução.

Na sua intervenção durante a reunião, que decorreu sob o lema: "Paz e Segurança Internacional, Para a   Resolução de Conflitos e o fim do Terrorismo", o secretário-geral do MPLA, Dino Matrosse, disse que a paz é um património da humanidade que deve ser preservada, por ser o garante da estabilidade política, económica e social.

Reafirmou o compromisso do MPLA com a paz. "A disponibilidade para preservar a paz que duramente conquistamos há 12 anos é de contribuir activamente para a paz no mundo, em particular em África. Foi reafirmado pelo Congresso Extrordinário do MPLA realizado recentemente", sublinhou.

A delegação integrou o director do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central do MPLA e o Chefe de Divisão, respectivamente, Manuel Pedro Chaves, e, João Salvador Neto.

Assuntos Política  

Leia também
  • 05/02/2019 20:51:37

    Norberto Garcia é interrogado na quarta-feira

    Luanda - O réu Norberto Garcia, antigo director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP), vai ser interrogado esta quarta-feira durante a 9ª sessão de julgamento da Burla Tailandesa que decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.