Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

25 Março de 2014 | 20h02 - Actualizado em 25 Março de 2014 | 20h02

Presidentes da RD Congo e Rwanda deixam Angola

Luanda- Os presidentes da RD Congo e Rwanda, designadamente Joseph Kabila e Paul Kagame, foram os últimos a deixar, na noite de hoje, terça-feira, o país após terem participado na mini-cimeira dos Chefes de Estados e de Governo do Comité da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), decorrida em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Josph Kabila, Presidente da RDC

Foto: Pedro Parente

O encontro, que adoptou a denominada “Declaração de Luanda”, abordou principalmente a actual situação de instabilidade reinante na República Democrática do Congo (RDC), para além de aprovar algumas recomendações e decisões.

Já o presidente do Uganda, que também participou na cimeira e que chegou a Luanda apenas na manhã de hoje, apenas regressa ao seu país na manhã de quarta-feira, segundo apurou à Angop de fonte oficial.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África Oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo.

A maior parte destes foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Rwanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.

São membros da CIRGL  Angola, Congo,  República Democrático do Congo,  Zâmbia, Sudão do Sul, Rwanda, Tanzânia e Uganda.  A África do Sul participou no encontro como convidado.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 19/11/2018 11:40:58

    Angola concorre ao cargo de delegado da Interpol para África

    Luanda - A República de Angola concorre ao cargo de delegado do Comité Executivo da Organização Internacional de Política Criminal (OIPC- Interpol) para África, durante a 87ª da assembleia-geral do órgão que decorre de 18 a 21 deste mês nos Emirados Árabes Unidos.

  • 13/11/2018 23:49:04

    Autoridades angolanas registam entrada e saída de mais de 26 mil pessoas

    Luanda - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) registou de 31 de Outubro a sete de Novembro de 2018 a entrada e saída em Angola, a partir dos diversos postos de fronteira, de 26 mil 756 pessoas de diversas nacionalidades.

  • 13/11/2018 18:57:26

    Comissão Económica analisa impacto do preço do petróleo

    Luanda - A Comissão Económica do Conselho de Ministros apreciou, nesta terça-feira, em reunião orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, um Memorando sobre o Impacto do Aumento do Preço do Petróleo.

  • 12/11/2018 15:07:37

    PR visita Centro de Formação do Cazenga

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, nesta segunda-feira, do funcionamento do Centro de Formação Profissional do Cazenga (Luanda), com capacidade para formar, anualmente, mil e 850 técnicos, em 18 especialidades.