Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Abril de 2014 | 11h56 - Actualizado em 07 Abril de 2014 | 11h56

Cunene : Administrador do Curoca destaca ganhos dos 12 anos de paz

Oncócua - O administrador municipal do Curoca, província do Cunene, Francisco Tome Ngolowimue, enalteceu neste fim-de-semana, na circunscrição, o desenvolvimento sócio - económico que a região vem alcançando, fruto da paz que o país vive.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

`PELA PAZ E UNIDADE NACIONAL, CONSOLIDEMOS A DEMOCRACIA´

Foto: Divulgação

Em declarações à Angop, o responsável disse verificar-se actualmente a construção de novas infra-estruturas habitacionais e sociais, como escolas e postos de saúde e melhorias na rede de distribuição eléctrica e água potável que se têm traduzido na melhoria da qualidade de vida da população.

Disse que antes de 2002, a sede do município contava com menos de 20 residências de construção definitiva, mas actualmente com a implementação dos projectos habitacionais do Executivo e de construção dirigida em curso na região, verifica-se o aumento de mais de 370 residências.

Francisco Ngolowimue referiu haver melhorias na rede de distribuição de energia eléctrica, pois que antes beneficiava apenas o centro administrativo, palácio e hospital, mas com a paz hoje já e possível se distribuir este bem aos domicílios  e a via  pública.

No sector da educação e saúde, apontou a abertura de mais 74 novas escolas do ensino primário e a institucionalização do ensino médio na circunscrição, possibilitando aos alunos dar seguimento aos estudos, a construção de novos postos de saúde nas localidades de Chitado, Manbonde, Tchipaunco, Tapela e Woru, permitindo que os serviços de saúde estejam junto das populações.

Em relação aos meios de transporte, disse que não obstante ao mau estado da estrada que liga a sede do município a Cahama, a circunscrição  conta com transporte público e meios de comunicação de telefonia móvel, facilitando o contacto diário com qualquer ponto do país ou estrangeiro.

O município do Curoca  dista a 333 quilómetros da cidade de Ondjiva, possui duas comunas e 25 aldeias e uma superfície de sete mil e 998 quilómetros quadrados contando com uma população estimada em 45 mil e 498 habitantes.

Assuntos Paz   Província » Cunene  

Leia também
  • 18/11/2018 18:42:22

    Cunene regista redução de violação de fronteira com Namíbia

    Ondjiva - A Polícia de Guarda Fronteira frustrou durante os últimos sete dias, 19 tentativas de violação da fronteira que delimita a província do Cunene, com a República da Namíbia, menos cinco em relação a igual período anterior.

  • 17/11/2018 14:51:38

    Ministro da Defesa felicita militares angolanos pelo empenho na missão do Lesotho

    Luanda - O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, felicitou hoje (sábado), em Luanda, os militares angolanos integrantes do contingente da Missão de Prevenção da SADC no Reino do Lesotho (SAPMIL), por terem elevado o prestígio e o nome do país.

  • 11/11/2018 17:01:27

    Ministro de Estado destaca reformas em Angola

    Ondjiva - O Ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, destacou, este domingo, na província do Cunene, que as reformas públicas em curso estão a dar maior credibilidade ao país, facilitando o fomento e atracção do investimento estrangeiro.

  • 11/11/2018 09:02:27

    Ministro de Estado no Cunene para o acto central do 11 de Novembro

    Ondjiva - O Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel José Nunes Júnior, chegou na manhã deste domingo à província do Cunene, para presidir o acto central do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.