Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Abril de 2014 | 11h56 - Actualizado em 07 Abril de 2014 | 11h56

Cunene : Administrador do Curoca destaca ganhos dos 12 anos de paz

Oncócua - O administrador municipal do Curoca, província do Cunene, Francisco Tome Ngolowimue, enalteceu neste fim-de-semana, na circunscrição, o desenvolvimento sócio - económico que a região vem alcançando, fruto da paz que o país vive.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

`PELA PAZ E UNIDADE NACIONAL, CONSOLIDEMOS A DEMOCRACIA´

Foto: Divulgação

Em declarações à Angop, o responsável disse verificar-se actualmente a construção de novas infra-estruturas habitacionais e sociais, como escolas e postos de saúde e melhorias na rede de distribuição eléctrica e água potável que se têm traduzido na melhoria da qualidade de vida da população.

Disse que antes de 2002, a sede do município contava com menos de 20 residências de construção definitiva, mas actualmente com a implementação dos projectos habitacionais do Executivo e de construção dirigida em curso na região, verifica-se o aumento de mais de 370 residências.

Francisco Ngolowimue referiu haver melhorias na rede de distribuição de energia eléctrica, pois que antes beneficiava apenas o centro administrativo, palácio e hospital, mas com a paz hoje já e possível se distribuir este bem aos domicílios  e a via  pública.

No sector da educação e saúde, apontou a abertura de mais 74 novas escolas do ensino primário e a institucionalização do ensino médio na circunscrição, possibilitando aos alunos dar seguimento aos estudos, a construção de novos postos de saúde nas localidades de Chitado, Manbonde, Tchipaunco, Tapela e Woru, permitindo que os serviços de saúde estejam junto das populações.

Em relação aos meios de transporte, disse que não obstante ao mau estado da estrada que liga a sede do município a Cahama, a circunscrição  conta com transporte público e meios de comunicação de telefonia móvel, facilitando o contacto diário com qualquer ponto do país ou estrangeiro.

O município do Curoca  dista a 333 quilómetros da cidade de Ondjiva, possui duas comunas e 25 aldeias e uma superfície de sete mil e 998 quilómetros quadrados contando com uma população estimada em 45 mil e 498 habitantes.

Assuntos Paz   Província » Cunene  

Leia também