Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Maio de 2014 | 15h05 - Actualizado em 20 Maio de 2014 | 16h24

Vietname Homenageia Embaixador João Manuel Bernardo

Hanói - O Governo Vietnamita condecorou o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Vietname, João Manuel Bernardo, com a Medalha de Honra, a mais alta distinção atribuida a personalidades estrangeiras que se destacam na Cooperação bilateral na área da Educação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto Arquivo - João Manuel Bernardo, Embaixador de Angola no Vietname

Foto: Francisco Miúdo

O vice-Ministro de Educação e Formação do Vietname, Tran Quang Quy, que, segunda-feira, efectuou a condecoração, elogiou a contribição do Embaixador João Manuel Bernardo no fortalecimento das relações de Cooperação entre os dois países na área de Educação, Saúde e Economia e na busca de novos campos de trabalho comum.


O Embaixador João Manuel Bernardo disse que a "distinção é de todos que ao longo dos anos têm trabalhado na melhoria das relações de cooperação entre os dois Países”


Acrscentou que o Vietname foi um dos países que nos momentos difícieis da História moderna de Angola enviou  especialistas entre professors e médicos para ajudar.


“Os frutos hoje são visíveis, encontramos muitos quadros que ao longo de sua formação tiveram professores Vietnamitas" - recordou.


Diplomatas da Missão angolana, directores do Ministério da Educação vietnamita, entre outras individualidades, estiveram presentesno Acto.


As relações de Cooperação Angola e Vietname datam de 06 de Outubro de 1978, aquando da assinatura do acordo Geral de Cooperação Económica e Científico-Técnica. A 21 de Abril de 1981, foi assinado o primeiro Acordo Especial relativo ao envio de especialistas vietnamitas a Angola.

A 30 de Outubro de 2013, em Hanói, foi assinado o Processo Verbal da VI Sessão da Comissão Bilateral para a Cooperação Económica,Técnico-Científica e Cultural entre o Governo da República de Angola e o Governo da República Socialista do Vietname, documento que analizou e traçou novas áreas de intervenção, além das tradicionais Educação, Saúde, e Economia, como na área de Investigação Ciência e Tecnologia, Defesa e Segurança e Antigos Combatentes.


A República Socialista do Vietname é um País do Sudeste Asiático com 331.689 Km2 de Superfície, 58 províncias, e 05 cidades com estatuto de Província. Tem uma população estimada em 90 milhões de habitantes e  uma esperança de vida de 73 anos. Está limitado por Laos, Cambodja, China, e Golfo da Tailândia.

Assuntos Cooperação   Diplomacia  

Leia também
  • 05/02/2019 15:54:26

    PR prioriza cooperação com RDC

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, terça-feira, como prioridades a cooperação nos domínios da segurança e economia com a República Democrática do Congo (RDC).

  • 05/02/2019 12:45:03

    Angola defende maior impulso na cooperação com RDC

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse esperar que o novo governo da República Democrática do Congo (RDC) possa dar uma nova dinâmica aos projectos de cooperação existentes entre os dois países.

  • 05/02/2019 12:06:37

    Tshisekedi já em Angola na primeira visita de Estado

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, chegou na manhã desta terça-feira (dia 05) a Luanda, para uma visita oficial e de trabalho de algumas horas, marcando o início da sua agenda externa, desde a investidura ao cargo no dia 24 de Janeiro.

  • 26/01/2019 10:52:22

    Aprovação do novo código penal e movimentações diplomáticas dominam noticiário

    Luanda - A aprovação pela Assembleia nacional do novo código penal e a nomeação de novos embaixadores para Etiópia, União Africana e Suécia dominaram o noticiário político nacional.