Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Janeiro de 2015 | 09h35 - Actualizado em 12 Janeiro de 2015 | 10h05

Relações Angola/Portugal necessitam de ser alimentadas, diz Rui Machete

Luanda - As relações entre Angola e Portugal são relações de grande densidade, de um grande dinamismo e necessitam de ser alimentadas por contactos bilaterais frequentes e mais directos, disse hoje (segunda-feira), em Luanda, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, chega a Luanda para visita oficial

Foto: Pedro Parente

“As relações têm-se vindo a desenvolver a um ritmo bastante apreciável, mas, como é evidentemente, são relações de uma grande densidade de um grande dinamismo, elas necessitam de ser alimentadas, necessitam de continuar este progresso que se tem vindo a registar e isto passa por contactos bilaterais frequentes”, considerou o ministro.

O governante português, que falava à imprensa, à sua chegada a Luanda, esclareceu que a nível das relações bilaterais, manteve, no decurso de 2014, alguns encontros com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti, primeiro em Lisboa, depois em Addis Abeba e, posteriormente, em Bruxelas. “Agora chegou a vez de ser em Luanda”.

Abordado sobre que questões seriam analisadas durante a visita que efectua de 12 a 14 do presente, Rui Machete disse que a multiplicidade das relações entre os dois países é muito diversificada.

“Nós vamos passar em revista praticamente todas elas, para passarmos em revista factores de progresso, soluções cada vez melhores, porque quer Angola quer Portugal beneficiam muito da relação que foi estabelecida, do seu progresso, da sua diversificação, cada vez maior, e da sua intensificação”, concluiu.

Esta é a primeira visita oficial de Rui Machete a Angola desde que foi nomeado, em Julho de 2013, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

As relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e Portugal datam da década de 70 e, actualmente, incidem nos sectores da Educação, Saúde, Interior, Ciência e Tecnologia, Sociocomunitário e com um grande pendor na área empresarial e comercial, refere uma Nota de Imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores (Mirex), a que a Angop teve acesso.

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 06/02/2019 03:02:01

    Presidente italiano inicia programa de visita a Angola

    Luanda - O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje, quarta-feira, o programa de visita a Angola com um encontro à porta fechada como o seu homólogo angolano, João Lourenço.

  • 05/02/2019 22:46:17

    Angola e Suécia querem ampliar oportunidades de negócios

    Estocolmo - Empresários, diplomatas e representantes de sectores oficiais de fomento comercial de Angola e da Suécia participam, quinta-feira, em um seminário de negócios denominado “Tempo para aumentar as actividades de negócios em Angola”, que terá lugar na capital sueca (Estocolmo), com objectivo de ampliar a oportunidades de negócios.

  • 05/02/2019 19:56:08

    PR italiano já em Luanda para visita de três dias

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, encontra-se desde as primeiras horas da noite de hoje (dia 05) em Luanda, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, para, entre outros assuntos, analisar e aprofundar as relações bilaterais com Angola.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.