Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Dezembro de 2015 | 16h22 - Actualizado em 15 Dezembro de 2015 | 16h22

Instituto de Relações Internacionais passa a denominar-se "Venâncio da Silva Moura"

Luanda - O Instituto de Relações Internacionais, instituição de formação de quadros superiores do Ministério das Relações Exteriores, passa a designar-se "Venâncio da Silva Moura", em homenagem ao antigo titular da diplomacia angolana, na sequência do acto formalizado hoje, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, que testemunhou a homenagem ao antigo governante, já falecido, considerou ser um acto merecido, pelo facto de Venancio de Moura ter se batido sempre pela formação de quadros e valorização do capital humano.

Por seu lado, a viúva Mariana Moura, que também testemunhou a cerimónia, manifestou-se regozijada com o tributo prestado ao antigo ministro, lembrando que o mesmo dedicou 23 anos à diplomacia angolana, um como embaixador na Itália e 22 divididos entre vice-ministro e ministro das Relações Exteriores.

Venâncio de Moura dirigiu o Mirex de 1992 a 1999. A homenagem  aconteceu à margem da VII reunião de embaixadores que decorre desde segunda-feira, em Luanda, sob o lema  "40 anos de diplomacia: afirmação, continuidade e visão estratégica".

Segunda-feira foram igualmente homenageados os antigos ministros das Relações Exteriores, Paulo Teixeira Jorge, Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy" e Afonso Van-Dúnem "Mbinda".

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 14/12/2015 14:10:56

    Angola perspectiva contribuir para prevenção e resolução de conflitos no mundo

    Luanda - Angola perspectiva durante a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas em Março de 2016 contribuir para a promoção de uma agenda internacional de prevenção e resolução de conflitos no mundo, tendo em conta a experiência nacional e a liderança do Chefe de Estado, particularmente no actual contexto em que preside à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

  • 14/12/2015 13:01:19

    Mirex adopta dois eixos estratégicos de actuação

    Luanda - O Ministério das Relações Exteriores adoptou dois eixos estratégicos fundamentais para a implementação do seu Plano de Acção de 2015, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, afirmou o titular da pasta Georges Chikoti.

  • 14/12/2015 12:25:21

    Ministro das Relações Exteriores advoga política externa mais actuante

    Luanda - A complexidade das oportunidades e desafios com que a República de Angola está confrontada nos planos interno e externo requer uma política externa cada vez mais actuante, consentânea, pragmática e hábil para a defesa dos seus interesses estratégicos.