Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Setembro de 2015 | 03h10 - Actualizado em 02 Setembro de 2015 | 12h42

EUA: Angola e Namíbia abordam cooperação

Nova Iorque (Dos enviados especiais) - Identificar novas áreas de cooperação bilateral e continuar a trabalhar para aprofundar a relação parlamentar foi o compromisso assumido nesta terça-feira, em Nova Iorque (EUA), pelos presidentes da Assembleia Nacional de Angola e da Namíbia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nova Iorque: Fernando da Piedade Dias dos Santos (à direita), e Peter H. Katjavivi- Ambos Líderes Parlamentares

Foto: Rosario dos Santos

Fernando da Piedade Dias dos Santos e Peter H. Katjavivi discutiram essas questões durante uma audiência, à margem da IV Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos, que se encerra nesta quarta-feira (2).

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o parlamentar namibiano disse que discutiram a possibilidade de poder efectuar uma visita de trabalho a Angola, para dinamizar a cooperação.

"Estivemos a trocar impressões sobre meios de explorar a cooperação entre os dois parlamentos. Angola e a Namíbia são irmãos e estão bastantes juntos", expressou.

Disse terem analisado ainda a possibilidade de a Namíbia tirar proveito directo da chuva em Angola, porquanto o seu país enfrenta uma difícil situação de seca.

Assegurou que vão continuar a interagir para dar mais dinamismo à cooperação e atingir os resultados propostos.

Entretanto, ainda nesta terça-feira o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, analisou com o seu homólogo do Quénia questões inerentes à passagem da presidência do Fórum Parlamentar da Conferência dos Grandes Lagos a Angola.

Ekwee Ethuro explicou à imprensa, no final do encontro, que falaram sobre a realidade da região e os preparativos da Conferência dos Grandes Lagos, que terá lugar em Angola, em Dezembro.

Disse estar ansioso para que a reunião possa acontecer de 1 a 3 de Dezembro, em Luanda, tendo agradecido Angola por ter aceite albergar essa reunião, constituída por 12 países membros.

"No final da reunião, vamos fazer que Angola assuma a presidência do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos. Tornando-se presidente, vai poder participar da Reunião dos Chefes de Estado, que vai acontecer em Dezembro deste ano, em Nairobe", referiu.

Informou, por outro lado, que estiveram a analisar a situação dos conflitos no Congo Democrático e da exploração dos minerais em África, além da participação da juventude no desenvolvimento e na política.

Ainda hoje, no quadro da sua intensa agenda de trabalho, Fernando da Piedade Dias dos Santos reuniu-se com a presidente do Parlamento da Sérvia, Maja Gojkovic, com quem analisou questões de interesse bilateral.

À saída do encontro, a parlamentar disse terem conversado sobre as boas relações entre os dois parlamentos e para convidar o parlamentar angolano a visitar a Sérvia.

Afirmou que Angola tem estado a ajudar muito o seu país e apoia nas questões de fórum internacional.  

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 05/02/2019 19:56:08

    PR italiano já em Luanda para visita de três dias

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, encontra-se desde as primeiras horas da noite de hoje (dia 05) em Luanda, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, para, entre outros assuntos, analisar e aprofundar as relações bilaterais com Angola.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.

  • 05/02/2019 15:54:26

    PR prioriza cooperação com RDC

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, terça-feira, como prioridades a cooperação nos domínios da segurança e economia com a República Democrática do Congo (RDC).

  • 05/02/2019 12:45:03

    Angola defende maior impulso na cooperação com RDC

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse esperar que o novo governo da República Democrática do Congo (RDC) possa dar uma nova dinâmica aos projectos de cooperação existentes entre os dois países.