Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Janeiro de 2016 | 14h12 - Actualizado em 13 Janeiro de 2016 | 14h13

Angola: Ministro Chikoti aborda revitalização do Golfo da Guiné

Luanda - O estudo de mecanismos para revitalização da Comissão do Golfo da Guiné dominou, na manhã desta quarta-feira, em Luanda, o encontro que o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, manteve com a Secretária Executiva da organização, Florentina Adenike Ukonga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício das Relações Exteriores

Foto: António Escrivão

No final do encontro, a embaixadora Florentina Adenike Ukonga disse à imprensa que estiveram em abordagem a questão da contribuição dos Estados, da melhoria da gestão marítima com vista a uma maior segurança neste domínio na região, da pirataria marítima, pesca ilegal e também da emigração ilegal.

Em relação ao aumento das contribuições dos Estados, uma questão já recorrente na organização, a responsável disse que o Secretariado Executivo da organização propõe uma nova escala de contribuições para que os países que pagam pouco possam aumentar as suas dotações e os que não pagam para que façam qualquer coisa.

Argumentou que a pirataria na região reduziu muito porque os países tomaram consciência das suas responsabilidades e estão a fazer esforços neste sentido.

No que toca a intenção da Côte D'ivoire e do Ghana, que manifestaram a intenção de integrar a organização, Florentina Adenike Ukonga disse que o processo segue os seus tramites.

A Comissão do Golfo da Guiné é um organismo de integração regional, criado em 1999, constituído por Angola, Camarões, Gabão, Guiné-Equatorial, Nigéria, República do Congo, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.

Tem como objectivo a promoção da paz e da segurança daquela região do continente, assim como o bem-estar social, politico económico e ambiental do Estados membros.

   

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 25/01/2019 11:06:01

    Ministro das Relações exteriores já no país

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, regressou na madrugada de hoje (dia 25) ao país, depois de ter participado (quinta-feira), em Kinshasa, na investidura de Félix Tshisekedi como novo presidente da República Democrática do Congo (RDC), apurou a Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

  • 22/01/2019 21:50:25

    Angola pode aproveitar experiência cubana no sector do turismo

    Luanda - A República de Cuba pode contribuir na diversificação da economia em Angola, em vários domínios, com destaque para o turismo e serviços de saúde, afirmou hoje, terça-feira, o secretário de estado das relações exteriores, Tete António.

  • 18/01/2019 22:50:33

    Íntegra do discurso do PR ao Corpo Diplomático

    Íntegra do discurso de Sua Excelência João Lourenço, Presidente da República de Angola, na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo ao Corpo Diplomático. Luanda, 18 de Janeiro de 2019

  • 18/01/2019 21:36:01

    Corpo diplomático elogia posições angolanas para paz mundial

    Luanda - O corpo diplomático acreditado em Angola apoiou nesta sexta-feira, em Luanda, as autoridades angolanas pelas posições em prol da paz mundial e da democracia, bem como na condenação do racismo, xenofobia e outro tipo de discriminação.