Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2017 | 15h07 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2017 | 15h06

Huíla: Mais de 36 mil militantes do MPLA registados na Chibia

Chibia - Trinta e seis mil e 334 militantes do MPLA procederam o seu registo eleitoral, no município da Chibia, a 42 quilómetros a sul do Lubango, no âmbito do processo que decorre em todo o país desde Agosto de 2016, informou sua segunda secretária, Laurinda Girão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Afluência aos postos de Registo Eleitoral

Foto: Alberto Olimpio

Falando à Angop, nesta sexta-feira, naquela circunscrição, a responsável fez saber que a cifra foi confirmada a nível das estruturas de base, intermédias e comités comunais que têm feito o acompanhamento do processo em todo o município.

Laurinda Girão considerou satisfatório o número de militantes do partido cadastrados na circunscrição, já que constituem mais de 60 porcento de um universo de 56 mil cidadãos em idade eleitoral registados até ao momento.

Por este facto, a primeira-secretária em exercício do comité municipal o MPLA na Chibia manifestou a sua satisfação, esperando que os seus militantes continuem a se dirigir aos postos de registo no sentido de efectuarem a prova de vida e estarem aptos a votar em Agosto próximo.

“Vamos continuar a sensibilizar os nossos militantes e munícipes em geral a efectuar o seu registo para que possam exercer o seu dever de cidadania e contribuir para o bem da democracia no nosso país”, disse.

O MPLA na Chibia controla 52 mil e 283 militantes, bem como 482 comités de acção do partido (CAP), distribuídos pelas suas quatro comunas, nomeadamente, Sede, Quihita, Capunda Cavilongo e Jau.

Entretanto  uma campanha porta-à-porta de sensibilização a adesão massiva dos jovens da Chibia ao registo eleitoral, está a ser levada a cabo, desde Janeiro passado, pela direcção municipal da Juventude e Desportos, no sentido de permitir o cadastramento do maior número possível de cidadãos.

A iniciativa conta com o envolvimento de todas as associações juvenis sedeadas na localidade, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), na perspectiva de se sensibilizar a maior número possível de jovens para actualizarem os seus dados eleitorais ou efectuarem o registo pela primeira vez.

O director municipal do sector, Miguel de Jesus Faria, fez saber que a actividade estende-se as quatro comunas que compõem o município (Sede, Jau, Quihita e Capunda Cavilongo).

“Há jovens que estão a espera dos últimos dias para fazerem o seu registo e nós estamos a nos dirigir as suas casas para sensibiliza-los a fazerem o quanto antes para evitar enchentes nos últimos dias”, sublinhou.

De acordo com dados definitivos do censo geral da população e habitação, o município da Chibia conta com 190.670 habitantes, sendo que a sua maioria se dedica à agricultura e criação de gado.

Leia também
  • 17/02/2017 14:55:27

    Huíla: Três mil militantes do MPLA da Chibia na abertura da pré campanha eleitoral

    Chibia - Três mil militantes do MPLA estão mobilizados para se deslocar, este sábado, a cidade do Lubango, província da Huíla, para participar no acto político de massas de apresentação de João Lourenço, como candidato do partido à Presidência da República, nas eleições gerais previstas para Agosto.

  • 17/02/2017 13:27:13

    Angola: Forças políticas afinam máquinas

    Luanda - Os principais partidos políticos e as coligações de partidos políticos angolanos começaram já a afinar as suas máquinas eleitorais, no quadro dos preparativos das Eleições Gerais de 2017, que deverão ter lugar em Agosto próximo.

  • 17/02/2017 12:55:18

    Cuanza Sul : OMA optimista quanto afluência ao registo eleitoral

    Sumbe - A secretária municipal do Sumbe da Organização da Mulher Angolana (OMA), Inácia Eduarda, mostrou-se hoje, sexta-feira, optimista quanto a afluência de mulheres aos postos de registo eleitoral.