Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2017 | 18h39 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2017 | 18h39

Malanje: Delegado do Interior defende respeito e observância das leis durante processo eleitoral

Malanje - Um maior respeito e observância às leis estabelecidas sobre o processo eleitoral, com vista a garantir que hajam eleições pacificas, justas e dignas no país, foi advogado, esta sexta-feira, pelo delegado provincial do Ministério do Interior, comissário António José Bernardo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando na abertura de um encontro de concertação da delegação do Ministério do Interior com as organizações políticas e sociais da província, com finalidade de concertar as acções de segurança para o processo eleitoral em curso, José Bernardo sustentando ser imperioso o cumprimento das leis, evitando-se a incitação à violência, descriminação e vandalismo durante a campanha e outras fases eleitorais.

Considerou que o respeito às leis eleitorais ocupa um lugar de destaque, não só pela sua natureza constitucional, mas também pelo facto de ter surgido como instrumento destinado a coibir condutas que podem manchar o sufrágio.

De acordo com o delegado, outro aspecto que constitui desrespeito e que deve ser banido é o uso de linguagens que não conduzem ao entendimento entre os concorrentes nas eleiçõee e que levem à intolerância política, discriminação e calúnia, pois independente das cores partidárias, existe a dignidade humana e a cidadania, que se deve ter em conta.

O comissário José Bernardo reiterou ainda que, numa democracia representativa, o governo é eleito pelo voto directo dos cidadãos, por isso deve haver confiabilidade no processo de escolha dos candidatos, como factor determinante para a manutenção da paz social e de extrema relevância para a vida do país.

Entretanto, António Bernardo apelou para a envolvência directa dos partidos políticos nas acções de educação cívica tendentes ao respeito à lei eleitoral, nas comunidades.

O encontro entre a delegação do Interior e os partidos políticos visou garantir que a vontade do eleitor seja sufragada nas urnas, de uma forma livre, consciente e independente, por meio da sensibilização dos cidadãos e militantes para a observância desse pressuposto.

Participaram do encontro entidades governamentais, do ministério da Justiça, distintas associações políticas e sociais, entre outros convidados.

Leia também
  • 29/03/2018 16:13:14

    Instituto de ciências criminais alarga base de cooperação

    Luanda - O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais Osvaldo Serra Van-Dúnem, em Luanda, prepara-se para cooperar com outras instituições de ensino superior do país e estrangeiro, por forma a elevar a qualidade da formação que proporciona.

  • 29/03/2018 15:04:15

    Japão e UNICEF apoiam refugiados da RDC na Lunda Norte

    Luanda - O Governo do Japão disponibilizou cerca de 250 mil dólares para as acções de apoio aos refugiados do Kasai, República Democrática do Congo (RDC) instalados no Dundo, Lunda Norte, República de Angola.

  • 29/03/2018 14:38:56

    Diplomata destaca importância do Fórum Macau

    Luanda - O embaixador cessante de Angola na China, João Garcia Bires, destacou o papel do Fórum Macau como meio onde os interesses e a cooperação económica e comercial do gigante asiático se cruzam com o dos países de Língua Portuguesa.

  • 29/03/2018 12:21:24

    SADC e ONU alinham estratégias para Lesotho

    Maseru - Representantes da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Organização das Nações Unidas (ONU) reuniram-se em Maseru, para traçar linhas de acção comum no apoio ao processo de estabilização em curso no Lesotho.