Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2017 | 18h39 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2017 | 18h39

Malanje: Delegado do Interior defende respeito e observância das leis durante processo eleitoral

Malanje - Um maior respeito e observância às leis estabelecidas sobre o processo eleitoral, com vista a garantir que hajam eleições pacificas, justas e dignas no país, foi advogado, esta sexta-feira, pelo delegado provincial do Ministério do Interior, comissário António José Bernardo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando na abertura de um encontro de concertação da delegação do Ministério do Interior com as organizações políticas e sociais da província, com finalidade de concertar as acções de segurança para o processo eleitoral em curso, José Bernardo sustentando ser imperioso o cumprimento das leis, evitando-se a incitação à violência, descriminação e vandalismo durante a campanha e outras fases eleitorais.

Considerou que o respeito às leis eleitorais ocupa um lugar de destaque, não só pela sua natureza constitucional, mas também pelo facto de ter surgido como instrumento destinado a coibir condutas que podem manchar o sufrágio.

De acordo com o delegado, outro aspecto que constitui desrespeito e que deve ser banido é o uso de linguagens que não conduzem ao entendimento entre os concorrentes nas eleiçõee e que levem à intolerância política, discriminação e calúnia, pois independente das cores partidárias, existe a dignidade humana e a cidadania, que se deve ter em conta.

O comissário José Bernardo reiterou ainda que, numa democracia representativa, o governo é eleito pelo voto directo dos cidadãos, por isso deve haver confiabilidade no processo de escolha dos candidatos, como factor determinante para a manutenção da paz social e de extrema relevância para a vida do país.

Entretanto, António Bernardo apelou para a envolvência directa dos partidos políticos nas acções de educação cívica tendentes ao respeito à lei eleitoral, nas comunidades.

O encontro entre a delegação do Interior e os partidos políticos visou garantir que a vontade do eleitor seja sufragada nas urnas, de uma forma livre, consciente e independente, por meio da sensibilização dos cidadãos e militantes para a observância desse pressuposto.

Participaram do encontro entidades governamentais, do ministério da Justiça, distintas associações políticas e sociais, entre outros convidados.

Leia também
  • 17/02/2017 18:28:47

    Malanje: Militantes do MPLA esclarecidos sobre a importância do registo eleitoral no Quela

    Quela - Cento e trinta e dois novos militantes recentemente ingressados no MPLA, no município do Quela, foram esclarecidos sobre a importância do registo eleitoral, durante uma palestra, dissertada pelo segundo secretário municipal do partido, Bernardo José Dala.

  • 17/02/2017 18:24:17

    Huíla: João Lourenço recebido por multidão

    Lubango - Milhares de militantes, simpatizantes e amigos do MPLA receberam nesta sexta-feira, no Aeroporto da Mukanka, Lubango, província da Huíla, o candidato do partido a Presidente da República nas Eleições Gerais de 2017, João Lourenço.

  • 17/02/2017 15:42:12

    Cuanza Norte:Golungo Alto é baluarte da história do MPLA

    Golungo Alto - O primeiro secretário do MPLA no Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, destacou hoje, sexta-feira, na comuna da Cerca (município do Golungo Alto), o contributo da região na história do nacionalismo, expansão e afirmação do partido.