Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2017 | 18h43 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2017 | 18h43

Zaire: Sector da Justiça massifica emissão do BI no Tomboco

Tomboco - O sector da Justiça e dos Direitos Humanos na província do Zaire está, desde hoje (sexta-feira), a realizar uma campanha de massificação de emissão do Bilhete de Identidade (BI) no município do Tomboco, a 150 quilómetros da cidade de Mbanza Congo, sede provincial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável para a emissão do BI da delegação provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Pedro Kiaku, que avançou a informação à Angop, um sistema móvel foi posto à disposição dos habitantes locais para a recolha de dados pessoais de requerentes.

Explicou que, após a recolha de dados biométricos, numa operação que terá a duração de 30 dias, os mesmos serão encaminhados ao sector de Identificação Civil em Mbanza Congo, onde serão emitidos os Bilhetes de Identidade.

O responsável considera que esta campanha faz om que os cidadãos do Tomboco deixem de percorrerem 150 quilómetros até à capital da província para a obtenção deste documento de cidadania nacional.

“Com a realização desta campanha a população vai poupar tempo e dinheiro”, disse o responsável, assegurando que a equipa de quatro técnicos em serviço se propõe a atender 50 elementos por dia.

Avançou que a campanha estender-se-á ao município fronteiriço do Nóqui, ainda este ano.

O municipio do Tomboco dista a 150 quilómetros da cidade de Mbanza Congo e dispõe de uma população de 46 mil e 025 habitantes, distribuídos em três comunas que são Sede, Kinsimba e Kinzau.

A nível da província do Zaire apenas os municípios do Tomboco e Nóqui não dispõem de postos fixos de emissão do Bilhete de Identidade (BI), com a excepção de Mbanza Congo, Soyo, Cuimba e Nzeto.

Leia também
  • 21/03/2018 19:02:26

    Centro de Cacuso inicia formação de polícias

    Malanje - Quinhentos ex-desmobilizados das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão formados, a partir de Abril próximo, no Centro de Formação Básica Regional Norte da Polícia Nacional, localizado no município de Cacuso, com vista a ingressar na corporação, no âmbito do arranque do processo instrutivo do referido centro.

  • 21/03/2018 16:14:00

    Rede de nacionais facilita ilegais

    Uíge - Uma rede de cidadãos angolanos está a facilitar o acesso de documentos nacionais, tais como cédula e bilhete de identidade, aos cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), mediante o pagamento de valores monetários, denunciou na terça-feira o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.

  • 20/03/2018 18:45:24

    Comandante apela combate cerrado à imigração ilegal

    Mbanza Kongo - O comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, Manuel Gouveia, recomendou hoje, terça-feira, em Mbanza Kongo, um combate cerrado à entrada ilegal de estrangeiros no território nacional.

  • 19/03/2018 16:37:40

    Zaire: Detidos cidadãos da RDC por tráfico de criança

    Mbanza Kongo - Dois cidadãos da República Democrática do Congo, designadamente Salakiaku Eduardo e Mbundu Marie, de 18 e 43 anos de idade respectivamente, foram detidos neste final de semana, no município de Mbanza Kongo (Zaire), por suposto tráfico de criança.