Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Novembro de 2017 | 18h22 - Actualizado em 13 Novembro de 2017 | 18h58

Zaire: Detidos cidadãos estrangeiros por entrada ilegal

Mbanza Kongo - Vinte e três cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tentavam nesta segunda-feira viajar para Luanda, num camião contentorizado, foram detidos pela Polícia Nacional destacada na ponte sobre o rio Mpozo, município de Mbanza Kongo (Zaire).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Insignia da Polícia Nacional

Foto: angop

Os imigrantes ilegais pretendiam atingir a capital do país com o auxílio de um camionista angolano, que cobrou valores monetários entre 100 mil kwanzas e 150 dólares norte-americanos, a cada cidadão deste país vizinho.


O chefe de fiscalização da direcção provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), superintendente Sebastião Bunga, que falava à imprensa, explicou que os congoleses democráticos entraram no país pelo posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo.

“A detenção desses cidadãos só foi possível graças a denúncia feita por cidadãos nacionais, detalhando o esquema utilizado pelo grupo”, explicou.

Importa referir que, dezenas de imigrantes ilegais, maioritariamente cidadãos da RDC, são, semanalmente, interpelados e detidos pelas autoridades policiais da província do Zaire, por entrada e estadia irregular em Angola.

Os imigrantes aperfeiçoam, a cada dia que passa, os seus “modus operandis” para atingirem o território nacional e, consequentemente, a capital do país, Luanda, manobras que, muitas vezes, têm sido frustradas pelas autoridades competentes angolanas.

A província angolana do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Congo Central, República Democrática do Congo.

Leia também
  • 12/11/2017 13:50:56

    Zaire: Inauguradas vias urbanas na vila do Cuimba

    Mbanza Kongo - Seis quilómetros de vias urbanas da sede municipal do Cuimba, província do Zaire, foram inauguradas neste sábado, pelo governador, José Joanes André, no âmbito das celebrações do 42º aniversário da proclamação da independência nacional assinalado a 11 de Novembro.

  • 11/11/2017 15:08:02

    Zaire: Administrador realça reforço da coesão nacional

    Soyo - O propício clima de paz em que se comemoram os 42 anos da independência nacional simboliza a coesão nacional, bem-estar social e o reforço do processo democrático no país, realçou hoje, sábado, o administrador municipal adjunto do Soyo (Zaire) para o sector administrativo e técnico, Gonçalo António.

  • 11/11/2017 05:30:44

    Zaire: Independência narrada em palestra

    Mbanza Kongo - O processo político angolano que culminou com a proclamação da independência nacional a 11 de Novembro de 1975 foi nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, passado em revista, durante uma palestra que abordou esta temática.