Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Dezembro de 2017 | 17h54 - Actualizado em 04 Dezembro de 2017 | 13h10

Angola acolhe 43ª sessão do Fórum da SADC

Luanda - Angola acolhe, em Junho de 2018, a 43ª sessão da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), soube a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sede da Assembleia Nacional

Foto: Francisco Miúdo

A reunião de Windhoek, que decorreu de 25 de Novembro a 02 de Dezembro, aprovou entre outros pontos a realização da 43ª Assembleia do FP-SADC.

Os parlamentares da região, reunidos na 42ª sessão plenária deste órgão, lançaram, ainda, um repto para a transformação, até 2018, do presente fórum para um Parlamento Regional.

O encontro analisou, também, a necessidade do envio de missões de observação para as eleições na região, além de ter debatido a necessidade da integração da juventude nos programas de governação da SADC.

Durante a 42ª sessão, Angola fez uma apresentação sobre as Eleições de 23 de Agosto, que culminaram com a vitória do MPLA e do seu cabeça de lista, João Lourenço.

Angola participou no Fórum Parlamentar da SADC com uma delegação chefiado pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que é igualmente presidente do órgão, e que integrou os deputados Luísa Damião e Lukamba Gato.

Temas como saúde reprodutiva e sexual, empoderamento da mulher e tráfico de seres humanos foram debatidos ao longo das sessões de trabalho.

O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma da SADC e é composto por 14 parlamentos da região.

Assuntos Parlamento   SADC  

Leia também
  • 21/03/2018 17:05:38

    UE promete apoiar descentralização no país

    Luanda - A União Europeia (EU) vai apoiar o processo de descentralização efectiva em Angola, para que os municípios possam ter uma perspectiva local de desenvolvimento e deixem de depender exclusivamente do poder central.

  • 20/03/2018 17:11:45

    Parlamento aprova Proposta de Lei da Concorrência

    Luanda - O Parlamento angolano aprovou nesta terça-feira, na generalidade, com voto unânime, a Proposta de Lei da Concorrência, que visa promover a competitividade dos diversos agentes económicos e a eficiência na alocação dos factores de produção e distribuição de bens e serviços.

  • 19/03/2018 15:23:40

    João Lourenço actualizado sobre situação no Lesotho

    Luanda - O quadro geral sobre os últimos desenvolvimentos no Lesotho foi passado nesta segunda-feira, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na condição de Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

  • 17/03/2018 09:49:15

    Primeiro-Ministro do Lesotho chega domingo em Luanda

    Maseru - O Primeiro-Ministro de Lesotho, Thomas Thabane, viaja no domingo para a capital angolana, Luanda, para informar ao Chefe de Estado, João Lourenço, sobre os últimos desenvolvimentos políticos no seu país, soube-se neste sábado.