Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Março de 2017 | 13h30 - Actualizado em 07 Março de 2017 | 15h20

Angola: UNITA propõe Lei sobre poder local

Luanda - O Grupo Parlamentar da UNITA solicitou ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o agendamento, em carácter de urgência, de dois Projectos de Lei relactivos ao poder local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior (arq)

Foto: Alberto Julião

Trata-se do Projecto de Lei Orgânica sobre as Bases do Sistema de Organização e Funcionamento do Poder Local, e o Projecto de Lei da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais, que o partido pretende ver apreciados na 5ª Reunião Plenária Ordinária da V Sessão Legislativa da III Legislatura da Assembleia Nacional, marcada para 21 deste mês.

O presidente do Grupo Parlamentar, Adalberto da Costa Júnior, que apresentou os diplomas à imprensa, explicou que a iniciativa legislativa advém da necessidade do cumprimento da imposição constitucional de institucionalização efectiva das autarquias locais.

Com este dois textos, aquela força política da oposição pretende fazer cumprir a Resolução 14/15, votada por consenso, que anuiu o Plano de Tarefas Essenciais para a Preparação e Realização das Eleições Gerais e Autárquicas.

O Grupo Parlamentar, referiu Adalberto da Costa Júnior, persegue a normalização do funcionamento das instituições do país, visando "a plena satisfação das necessidades das populações, o desenvolvimento humano e a modernização da sociedade".

Para se atingir esses objectivos, considerou indispensável o pleno funcionamento do Poder Local e a realização das Autarquias Locais.

Recordou que o Plano de Tarefas e a promoção e adopção da legislação de suporte às eleições autárquicas deveria ser aprovado até Março de 2016.

O Projecto de Lei Orgânica sobre as Bases do Sistema de Organização e Funcionamento do Poder Local contém uma arte preambular, seis capítulos e 83 artigos, enquanto o Projecto de Lei da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais comporta 17 artigos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 07/03/2017 21:50:01

    Angola: Lucas Ngonda refuta suspensão

    Luanda - O presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Lucas Ngonda, afirmou, nesta terça-feira, que a sua suspensão, deliberada sábado último, por 217 supostos membros do Comité Central (CC), é ilegítima e imbuída de má fé.

  • 07/03/2017 20:18:30

    Angola e Portugal reforçam cooperação

    Luanda - Um programa de cooperação entre o Parlamento Angolano e a Assembleia da República de Portugal, a implementar entre 2017 e 2018, é assinado quinta-feira, em Luanda, no quadro de uma visita do secretário-geral do hemiciclo luso, Albino de Azevedo Soares.

  • 07/03/2017 18:03:56

    Angola: CNE anuncia para este mês encontro metodológico

    Luanda - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) realiza nos dias 16 e 17 deste mês, em Luanda, um encontro metodológico nacional visando a preparação das eleições gerais de 2017.

  • 07/03/2017 16:18:27

    Angola: Responsável destaca importância da mulher nas eleições

    Luanda - A directora do Observatório de Género de Angola, Delma Monteiro, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que a participação da mulher no processo eleitoral é crucial para a prevenção e resolução de conflitos e para o processo de construção e desenvolvimento do país.