Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Março de 2017 | 16h24 - Actualizado em 16 Março de 2017 | 15h40

MPLA recolhe assinaturas para as eleições

Luanda - O secretário para disciplina e auditoria do MPLA, Ferreira Pinto, informou nesta terça-feira que o partido já iniciou a recolha das 15 mil assinaturas, a nível nacional e dos círculos eleitorais provinciais, visando a entrega atempada ao Tribunal Constitucional de todo o expediente de candidatura e a consequente participação nas eleições gerais de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ferreira Pinto - Secretario para disciplina e auditoria do MPLA

Foto: Alberto Julião

Em declarações à imprensa, a propósito do Seminário sobre o Processo de Preparação e Apresentação de Candidaturas às Eleições Gerais de 2017, que decorre sob a égide daquele tribunal, afirmou que o MPLA "é um partido organizado".

Sublinhou que a máquina eleitoral desta força política, que detém o poder em Angola desde 1975, "está oleada com a indicação atempada do seu candidato a Presidente da República e do candidato a vice-presidente", designadamente João Lourenço e Bornito de Sousa.

Já o secretário para os assuntos eleitorais da UNITA, Vitorino Nhany, disse que o partido torna público os seus cabeças de lista e os candidatos a deputados da Assembleia Nacional após a convocação de eleições, pelo Presidente da República.

Informou que nesta altura as estruturas internas do principal partido da oposição analisam a composição da lista, tendo sublinhado que o seminário do TC permite  esclarecer alguns passos que devem ser dados  no decorrer do processo eleitoral.

Por sua vez, o vice-presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, disse que a coligação já começou a traçar as estratégias eleitorais no último fim-de-semana, na província de Benguela, onde decorreu o seu Conselho Consultivo.

Afirmou que a apresentação da lista de candidatos da CASA-CE às eleições gerais de 2017 está acautelada e "a sua máquina" está afinada.

O secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito  Daniel, disse que a estratégia do seu partido para as eleições gerais de 2017 será aprovada no próximo congresso, em que serão delineadas as linhas gerais para o pleito eleitoral.

Defendeu que, para o partido, o federalismo é a melhor forma de desenvolver Angola, visando sobretudo a diminuição das assimetrias entre as diversas regiões do país.

Manifestou a intenção de se candidatar a presidente do PRS, e disse após a realização do congresso será divulgada a lista de candidatos dessa formação partidária.

Já o presidente da FNLA, Lucas Ngonda, disse que o seu partido está a trabalhar para concorrer às eleições gerais de 2017, tendo anunciado para finais do corrente mês a divulgação da lista de candidatos do seu partido, assim como do cabeça de lista, que será analisada na próxima reunião do Comité Central da FNLA.        

Por seu turno, o presidente da Aliança Patriótica Nacional, Quintino Moreira, afirmou que  nestas eleições não fará qualquer coligação com outros partidos políticos, porque já está implantada nas 18 províncias do país.      

Assistiram a sessão de abertura os Juízes presidentes do Tribunal Supremo e do Tribunal de Contas, o secretário de Estado  para os assuntos Institucionais,  deputados à Assembleia Nacional e representantes de partidos políticos. 

Leia também
  • 16/03/2017 15:39:13

    Melhoria da justiça militar passa pela capacidade técnico-profissional

    Luanda - A melhoria da qualidade da Justiça Militar no país passa pela capacidade técnico-profissional dos seus magistrados, defendeu esta quinta feira em Cabo Ledo, o Juiz Conselheiro e Vice presidente do Tribunal Supremo Militar, Tenente general Cosme Joaquim.

  • 16/03/2017 14:48:20

    Angola: PR acredita quatro novos embaixadores

    Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu nesta quinta-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, as cartas credenciais de quatro novos embaixadores.

  • 16/03/2017 14:40:57

    Zaire: Mais de 15 mil eleitores habilitados ao voto no Soyo

    Soyo - Quinze mil e 810 eleitores estão já registados no município do Soyo, província do Zaire, para participarem nas próximas eleições gerais previstas para Agosto deste ano, no país, quando restam menos de 15 dias para o término do processo.

  • 16/03/2017 13:54:53

    General considera estável cooperação entre Angola e África do Sul

    Luanda - O chefe das Forças de Defesa Nacional da República da África do Sul, general Solly Zachariah Shoke, considerou hoje, quinta-feira, em Luanda, estável as relações de cooperação no domínio da defesa entre os dois país.