Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Março de 2017 | 19h39 - Actualizado em 21 Março de 2017 | 10h40

Angola: Enaltecida importância do Centro Nzoji na formação de filhos de ex-polícias

Luanda - O director do centro Polivalente Nzoji, comissário Orlando Alves, realçou nesta segunda-feira, em Luanda, a importância desta instituição no ensino e educação de menores órfãos afectos a membros da Polícia Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar na cerimónia das festividades do 13º aniversário da criação do referido centro, o oficial comissário declarou que os petizes internados no Nzoji perseguem duas finalidades: a educação e o ensino, para que possam ter um futuro promissor.

Segundo o comissário Orlando Alves, a educação e o ensino complementam-se, para quem os petizes devem encarar esses dois pressupostos com muita responsabilidade de modo a contribuírem para o desenvolvimento da sociedade.    

Lembrou que o centro polivalente Nzoji já formou muitos filhos de ex-funcionários do Ministério do Interior e que hoje também são polícias.

Em declarações à Angop, Zenilson da Costa Júnior e Liúde Ambrósio Félix, 12 e 14 anos, respectivamente, afirmaram que encontraram no centro polivalente Nzoji uma nova forma de encarar os desafios da vida em sociedade.

Aos petizes lhes têm sido cultivada as normas de boa educação e ensino, aliado aos princípios da doutrina castrense, fundamentalmente no que tange a ordem unida.

Elogiaram o trabalho da nova direcção do Centro Nzoji, liderada pelo comissário Orlando Alves. “Ele tem sido um verdadeiro pai para nós. Desde a sua entrada aqui tudo mudou, desde alimentação e outras condições de educação e ensino (…)”.  

O petiz Zenilson Júnior, que franqueou as portas do Nzoji com apenas 9 anos de idade, manifestou a sua satisfação por se encontrar no referido centro.

O seu progenitor, ex-polícia trânsito, faleceu há seis anos e diz que foi graças aos esforços envidados pela mãe para o colocar nesta instituição de ensino. Sonha ser polícia de Intervenção rápida.   

Já Liúde Ambrósio Félix, 14 anos, órfão de pai e mãe, diz que futuramente pretende ingressar nos quadros do Serviço de Investigação Criminal.   

O 13º aniversário do Centro Polivalente Nzoji foi marcado por várias actividades sócio culturais em que foram intervenientes os próprios petizes.

O Centro "Nzoji", palavra que traduzida para português significa Sonho, foi inaugurado em Março de 2004 pelo ex-primeiro-ministro, Fernando da Piedade Dias Dos Santos, e localiza-se na comuna de Nguengue, município de Viana (Luanda).

Para este ano lectivo estão matriculados 266 alunos, nomeadamente do ensino primário e Iº ciclo do ensino secundário.

Com capacidade para albergar mais de 500 crianças, a instituição está subdividida em duas áreas, nomeadamente um colégio para formação académico-profissional e um campo agro-pecuário, cujos productos destinam-se ao reforço da dieta alimentar dos petizes.

Assuntos Polícia Nacional  

Leia também
  • 13/03/2018 18:24:40

    Defendida transferência do mercado fronteiriço do Luvo

    Mbanza Kongo - A necessidade da transferência do mercado fronteiriço do Luvo, para uma área que oferece maior segurança em termos de manobras policiais, foi defendida na segunda-feira, pelo segundo comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, Pedro André Nquiambi.

  • 05/03/2018 19:25:05

    Zaire: Detidos mais de cem cidadãos da RDC

    Mbanza Kongo - Cento e oito cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos, nos últimos três dias, pela Polícia de Guarda Fronteiras de Angola (PGFA) estacionada no posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.

  • 02/03/2018 16:47:39

    Procurador militar pede prudência na actuação da Polícia Nacional

    Mbanza Kongo - Os efectivos da Polícia Nacional na província do Zaire foram aconselhados, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, a observarem as normas vigentes na corporação no cumprimento da sua missão.

  • 28/02/2018 18:19:07

    Huíla: Comissário defende maior aproximação do agente da polícia às comunidades

    Lubango - O comandante provincial da Huíla da Polícia Nacional, comissário Arnaldo Manuel Carlos, defendeu hoje, no Lubango, maior aproximação dos agentes na relação com a comunidade.