Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Março de 2017 | 13h45 - Actualizado em 20 Março de 2017 | 13h44

Fórum de combatentes do Cuíto Cuanavale homenageia General “ Ngueto”

Luanda - O Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuíto Cuanavale (FOCOBACC) homenageou esta segunda-feira em Luanda, o tenente general João Domingos Baptista Cordeiro ”Ngueto”, falecido a 2 de Junho de 2002, na província do Cuanza-norte por acidente de aviação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Júlio de Carvalho Luxaze, secretário e coordenador do FOCOBACC

Foto: Rosário dos Santos

FACOBAC homenageia "General Ngueto"

Foto: Rosário dos Santos

 

O acto de homenagem ocorreu no cemitério do Alto das Cruzes onde repousam os seus restos mortais e enquadra-se no âmbito da abertura da jornada que visa celebrar o dia 23 de Março, data que ,marcou a derrota das forças do antigo regime do apartheid sul-africano, dos heróis tombados na histórica batalha do Cuito Cunavale, que na altura invadiam Angola a partir da região sul, na qual o malogrado fazia parte na altura.

Acto semelhante ocorreu no cemitério da Santana em homenagem ao soldado desconhecido .

Para o secretário geral do Fórum, Júlio de Carvalho Luxaze, o acto visou igualmente enaltecer o general Ngueto pelos seus feitos que não foi ao Cuito Cuanavale “ buscar loiros”, mas cumprir orientações do Comandante em Chefe , para se aniquilar o apartheid que reinava na África do Sul.

Disse que esforços estão a ser feitos para que a data seja aceite pela SADC, pois como frisou a acção foi desenvolvida no território angolano e teve uma grande repercussão ,que culminou com a Libertação da Namíbia, da África do Sul, e sobretudo do seu líder Nelson Mandela.

“ Esperamos que a data seja aceite pela SADC, pois devemos fazer tudo para perpetuar que o dia 23 de Março seja recordado pelas gerações vindouras, pois fica marcado nos corações dos namibianos, cubanos e dos sul africanos “, frisou.

A derrota das então forças militares sul-africanas, no dia 23 de Março, obrigou ao regime do apartheid a promover conversações quadripartidas, que levou a assinatura do acordo de Nova Iorque (EUA) e, consequentemente, a independência da Namíbia e a democratização da África do Sul, com o fim do regime do Apartheid.

Presenciaram o acto, familiares do malogrado general Ngueto e membros do FOCOBACC.

Assuntos Angola   Efeméride  

Leia também
  • 20/03/2017 12:14:37

    Instituto ministra 23º curso sobre defesa nacional

    Luanda - O 23º curso sobre defesa nacional, dirigido a funcionários públicos, licenciados e estudantes universitários, vai realizar-se de 27 a 31 deste mês, em Luanda.

  • 19/03/2017 17:35:41

    Bispo Tocoista contrário a despenalização do aborto

    Luanda - O bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo ( Tocoista) manifestou-se neste domingo contrário a despenalização do aborto no novo Código penal, aprovado em Fevereiro passado na generalidade pela Assembleia Nacional.

  • 19/03/2017 16:16:04

    Governador de Luanda reitera apelo ao registo eleitoral

    Luanda - O governador da Luanda, Higino Carneiro, apelou, neste domingo, a todos os cidadãos que ainda não procederam ao seu registo eleitoral para que o façam rapidamente a fim de poderem exercer o seu direito ao voto.