Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

01 Março de 2017 | 20h10 - Actualizado em 01 Março de 2017 | 20h10

UNITA pede observação eleitoral permanente

Luanda - O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, augurou nesta quarta-feira que Angola passe a ter uma permanente observação eleitoral, para conferir transparência às eleições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Isaías Samakuva - Presidente reeleito da UNITA (arq)

Foto: Rosário dos Santos

Em declarações à imprensa, à margem do fórum sobre "O papel da sociedade civil e da mídia", no âmbito das eleições gerais de 2017, disse que os observadores, de forma sistematizada e alargada, conferem transparência e credibilidade.

Entende ser necessário que os observadores permanentes acompanhem os processos eleitorais do início ao fim e não apenas por altura do escrutínio.

Ao apreciar as abordagens em torno dos temas "Observação eleitoral doméstica e internacional" e "A mídia e eleições", disse terem trazido subsídios que podem contribuir para melhorar os aspectos ainda deficientes no processo eleitoral angolano.

Neste sentido, advogou a necessidade de os partidos políticos, sociedade civil e outras forças vivas do país constituírem capacidades internas para este fim.

Enalteceu os promotores do fórum e encorajou-os a prosseguirem nesta senda, tendo defendido ainda a regulamentação da Lei de Imprensa.

Promovido pelo Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), o encontro abordou ainda temas como "Processo de registo eleitoral" e "Educação cívica eleitoral".

Participaram o presidente da CNE, André da Silva Neto, deputados da Assembleia Nacional, representantes de partidos políticos, de igrejas e da sociedade civil.  

Assuntos Angola   Eleições   UNITA  

Leia também
  • 02/03/2017 17:26:35

    Angola: MAT entrega penúltimo relatório mensal sobre registo eleitoral à CNE

    Luanda - O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, procedeu a entrega, nesta quinta-feira, em Luanda, ao presidente da CNE, André da Silva Neto, do penúltimo relatório referente às operações de Registo Eleitoral Presencial, efectuadas no mês de Fevereiro de 2017.

  • 02/03/2017 16:26:47

    Cuanza Sul: Responsável insta mulheres ao registo eleitoral

    Sumbe - A directora provincial da Família e Promoção da Mulher no Cuanza Sul, Maria da Felicidade Cardoso, instou nesta quinta-feira, na cidade do Sumbe, as mulheres para aderirem aos postos de registo eleitoral.

  • 02/03/2017 14:22:44

    Huíla: Mais de 746 mil cidadãos cadastrados

    Lubango - Setecentos e 46 mil e 511 cidadãos procederam ao registo e actualização dos dados eleitorais na província da Huíla, quando faltam 29 dias para o fim do processo.

  • 02/03/2017 13:50:52

    Angola: Jornalistas em formação sobre cobertura eleitoral

    Luanda - Jornalistas de órgãos públicos participam desde hoje, quinta-feira, em Luanda, de um seminário sobre cobertura eleitoral, numa iniciativa do Fórum das Mulheres Jornalistas e do Ministério da Comunicação Social.