Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

01 Março de 2017 | 20h10 - Actualizado em 21 Março de 2017 | 13h27

UNITA pede observação eleitoral permanente

Luanda - O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, augurou nesta quarta-feira que Angola passe a ter uma permanente observação eleitoral, para conferir transparência às eleições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Isaías Samakuva - Presidente reeleito da UNITA (arq)

Foto: Rosário dos Santos

Em declarações à imprensa, à margem do fórum sobre "O papel da sociedade civil e da mídia", no âmbito das eleições gerais de 2017, disse que os observadores, de forma sistematizada e alargada, conferem transparência e credibilidade.

Entende ser necessário que os observadores permanentes acompanhem os processos eleitorais do início ao fim e não apenas por altura do escrutínio.

Ao apreciar as abordagens em torno dos temas "Observação eleitoral doméstica e internacional" e "A mídia e eleições", disse terem trazido subsídios que podem contribuir para melhorar os aspectos ainda deficientes no processo eleitoral angolano.

Neste sentido, advogou a necessidade de os partidos políticos, sociedade civil e outras forças vivas do país constituírem capacidades internas para este fim.

Enalteceu os promotores do fórum e encorajou-os a prosseguirem nesta senda, tendo defendido ainda a regulamentação da Lei de Imprensa.

Promovido pelo Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), o encontro abordou ainda temas como "Processo de registo eleitoral" e "Educação cívica eleitoral".

Participaram o presidente da CNE, André da Silva Neto, deputados da Assembleia Nacional, representantes de partidos políticos, de igrejas e da sociedade civil.  

Assuntos Angola   Eleições   UNITA  

Leia também
  • 21/03/2017 13:55:39

    Desmobilização dos ex-militares está ligada a sua dignificação

    Luanda - O processo de desmobilização dos ex-militares está directamente ligado ao seu reconhecimento e dignificação, uma vez que a falta ou deficiência destes elementos pode pôr em causa a sobrevivência desta franja da sociedade que deu o melhor de si pela pátria.

  • 21/03/2017 09:06:08

    PR envia mensagem ao homólogo zambiano

    Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou nesta terça-feira, uma mensagem ao homólogo zambiano, Edgar Lungu, sendo portador o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço.

  • 20/03/2017 15:34:49

    Bié: Igreja dos irmãos realiza campanha sobre registo eleitoral

    Cuito - Campanhas de sensibilização para o registo eleitoral estão a ser desenvolvidas pela Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA) na província do Bié, para permitir que os cidadãos efectuam o seu cadastramento ou actualizam os dados eleitorais.

  • 20/03/2017 14:08:37

    Aberta campanha nacional de registo eleitoral nas universidades

    Luanda - A campanha nacional de registo eleitoral para docentes e discentes das instituições de ensino superior foi aberta nesta segunda-feira, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José.