Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

21 Abril de 2017 | 15h46 - Actualizado em 22 Abril de 2017 | 10h54

Angola: Criadas condições para eleições gerais de 2017

Luanda - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considera que estão criadas as condições de base e preliminares, para à realização das Eleições Gerais de 2017, no sentido material, humano, técnico e financeiro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

André da Silva Neto - Presidente da Comissão Nacional Eleitoral

Foto: Alberto Juliao

A comissão reuniu nesta sexta-feira, em Luanda, para abordar, entre outros, um pedido formal subescrito pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, de pronunciamento da CNE sobre as condições para às Eleições Gerais de 2017, na sequência de disposições constitucionais e legais, nomeadamente a Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais.

A sessão plenária foi orientada pelo presidente da CNE, André da Silva Neto.

Segundo um documento enviado à Angop, no final do encontro, a Comissão Nacional Eleitoral considera criadas as condições para o pleito, com base nas tarefas desenvolvidas até agora e plasmadas no Plano de Actividades 2017 da CNE e no Cronograma Institucional.

Para um parecer favoravel, a comissão tem em atenção a recepção provisória do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (FICM), no dia 18 de Abril do ano em curso, do Ministério da Administração do Território, enquanto entidade registadora, e a entrega, pelo Executivo, de financiamento e  créditos adicionais das dotações orçamentais.

A constituição de várias comissões, para se definir e fazer a elaboração dos cadernos de encargos, no âmbito da contratação pública para selecção e recrutamento de empresas para o fornecimento de bens e serviços, no quadro do processo eleitoral, também serve de base para o parecer favorável às eleições gerais de 2017, que será enviado ainda hoje, sexta-feira, ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A CNE já tem desencadeado encontros com os partidos políticos e coligações, com os líderes parlamentares, como base no plano geral de tarefas.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 29/12/2017 18:13:53

    Bié: Comissão Provincial Eleitoral vai apostar na formação de quadros em 2018

    Cuito - A CPE (Comissão Provincial Eleitoral) na província do Bié, vai continuar com as acções que visam a formação de quadros no ano de 2018, para acompanhar as dinâmicos e evolução tecnológica do mundo, sobre processos eleitorais.

  • 05/12/2017 20:21:02

    Bastonário quer melhoria da qualidade da advocacia

    Luanda - O bastonário eleito da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro Marques, defendeu nesta terça-feira, em Luanda, a implementação de políticas que visem a melhoria da qualidade da advocacia, da defesa das suas prorrogativas e da sua condição social.

  • 05/12/2017 19:16:09

    Eleito bastonário da Ordem dos Advogados de Angola

    Luanda - Luís Paulo Monteiro Marques foi eleito bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), para o triénio 2018/2020.

  • 14/10/2017 19:01:36

    Assembleia-geral da ONU elege novos membros do CDH

    Luanda - Angola é um de 16 países que concorrem para um lugar para o Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas para o período 2018-2020, cujas eleições se realizam nesta segunda-feira, em Nova Iorque, pela Assembleia-geral das Nações Unidas.