Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Abril de 2017 | 11h55 - Actualizado em 20 Abril de 2017 | 11h54

Angola: Entidades francesas homenageiam Agostinho Neto

Luanda - O embaixador de França, Sylvain Itté, e o comandante das forças francesas estacionadas no Gabão, general de brigada Charles de Kersabiec, renderem nesta quinta-feira, em Luanda, homenagem a Agostinho Neto, Presidente fundador da República de Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Entidades francesas rendem homenagem a Agostinho Neto

Foto: Pedro Parente

General da brigada de França, Charles de Kersiabec, rende homenagem a Agostinho Neto

Foto: Pedro Parente

No memorial Agostinho Neto, o embaixador e o general de brigada depositaram coroas de flores e inclinaram-se diante da urna onde repousam os restos mortais de Agostinho Neto, falecido a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, ex- URSS, por doença.

O chefe da missão diplomática gaulesa enalteceu a figura Agostinho Neto, que, segundo ele, inspira o reforço das relações de cooperação entre Angola e França.

O general de brigada, que também se encarrega da cooperação com os países da África Central, ter sido um momento para exprimir o respeito e admiração pelo presidente fundador de Angola.

Disse que a sua visita de três dias a Angola visou a troca de informações com as autoridades militares e estudar a possibilidade de novas parcerias, particularmente na formação e preparação de efectivos militares.

Membros da tripulação do navio francês EV Jacoubet, em escala em Angola, integraram a visita guiada ao memorial Dr. Agostinho Neto, inaugurado a 17 de Setembro de 2012, cuja obra arquitectónica visou perpetuar a memória do líder da luta armada de libertação nacional, homem de estado e de cultura e humanista.

No recinto, onde está exposta a vida e a obra de Agostinho Neto, despontam o sarcófago com o corpo de finado Presidente da República, um museu, a galeria das profissões, biblioteca, bem salas de aulas e conferências.

Ainda é visível uma torre de 120 metros de altura, em alusão ao poema de Agostinho Neto “A caminho das estrelas”.

Assuntos Cooperação  

Leia também