Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Maio de 2017 | 15h57 - Actualizado em 09 Maio de 2017 | 16h03

Angola: PDP-ANA e Bloco Democrático integram CASA-CE

Luanda - Os partidos PDP-ANA e Bloco Democrático podem concorrer às próximas eleições gerais, marcadas para 23 de Agosto próximo, integrados na Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício do Palácio da Justiça, estrutura onde funciona o Tribunal Cosntitucional

Foto: Francisco Miúdo

Os dois partidos políticos, que estavam no limite do prazo legal de extinção, poderão participar nas próximas eleições gerais como coligação ao lado das formações partidárias já coligadas PALMA, PADA, PNA e PNSA.

O documento a solicitar o reconhecimento à integração na CASA-CE foi entregue nesta terça-feira no Gabinete dos Partidos Políticos, do Tribunal Constitucional, por um emissário da formação política, Ekundy Chissolukombe.

Essa acção pode ser o primeiro passo para que nos próximos dias a coligação apresente candidatura ao Tribunal Constitucional (TC).

O documento para o reconhecimento dos partidos políticos que se juntam em forma de coligação deve estar assinado conjuntamente pelos órgãos competentes das formações políticas que integram a coligação.

No referido documento deve constar a informação se a CASA-CE, reforçada pelo PDP-ANA e Bloco Democrático, vai servir apenas para as eleições gerais deste ano ou para as posteriores.

O pedido da CASA-CE deve ser submetido à verificação do TC para aferir se obedeceu aos requisitos legais.

Em caso de verificação positiva, a CASA-CE estará em condições de apresentar candidatura às próximas eleições gerais.

Oito dias depois do início do processo, apenas os partidos MPLA e UNITA formalizaram as candidaturas ao TC.

Leia também
  • 09/05/2017 19:23:20

    Angola: MPLA valoriza trabalho da CNE

    Luanda - O secretário-geral do MPLA, António Paulo Kassoma, valorizou nesta terça-feira, em Luanda, os esforços que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) tem vindo a desenvolver no âmbito da organização das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017.

  • 09/05/2017 19:03:17

    Angola: CNE deplora atitude da oposição perante a imprensa

    Luanda - A porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Júlia Ferreira, deplorou nesta terça-feira, em Luanda, a forma como os partidos UNITA, FNLA, PRS e a coligação CASA-CE expuseram a questão da contratação das empresas SINFIC e INDRA, através da imprensa.

  • 09/05/2017 16:24:40

    Angola: MPLA apresenta programa de governo 2017/2022

    Luanda - O MPLA, partido no poder em Angola, apresenta publicamente nessa quarta-feira, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, o seu Programa de Governo para o período 2017/2022, no âmbito das Eleições Gerais de 23 de Agosto próximo.

  • 09/05/2017 16:16:22

    Angola: CNE acolhe sugestões dos partidos políticos face às eleições

    Luanda - O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto, enalteceu nesta terça-feira, em Luanda, as sugestões e recomendações feitas pelos representantes dos partidos políticos, em prol das tarefas inerentes à preparação e realização das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017.