Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Maio de 2017 | 15h02 - Actualizado em 18 Maio de 2017 | 16h06

Angola vive um momento marcado pela preparação das eleições - Paulo Kassoma

Luanda - A República de Angola vive um momento caracterizado pela preparação efectiva das eleições gerais que terão lugar a 23 de Agosto de 2017, declarou nesta quinta-feira, em Luanda, o secretário-geral do MPLA, António Paulo Kassoma.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

António Paulo Kassoma, secretário-geral do MPLA

Foto: Cortesia de Santos-Pedro Edições Novembro

O dirigente partidário falava na abertura da reunião dos secretários-gerais dos partidos políticos emanados dos movimentos de libertação nacional da África Austral, nomeadamente MPLA (Angola), CCM (Tanzânia), Swapo (Namíbia), ANC (África do Sul), Zanu-PF (Zimbabwe) e Frelimo (Moçambique).

A título informativo, indicou que o MPLA realizou em Agosto de 2016, o seu VII Congresso Ordinário que traçou as orientações com vista a participação no pleito eleitoral, por via da adopção da Moção de Estratégia do seu líder, José Eduardo dos Santos, que contém as linhas mestras para o programa de governação.

Na ocasião realçou a participação activa das delegações dos partidos ao congresso, “que foi uma vez mais a expressão das excelentes relações de amizade, de solidariedade e de cooperação que nos caracterizam há longos anos”.

No âmbito da preparação para a participação do MPLA nas eleições, Paulo Kassoma enalteceu a posição assumida pelo Presidente do partido, José Eduardo dos Santos, por não voltar a candidatar-se a mais alta magistratura da Nação, quando não havia qualquer impedimento legal para o fazer.

“Estamos diante de um processo normal de sucessão de gerações que demonstra bem a dimensão do nosso líder e a vitalidade do MPLA”, realçou diante de um auditório integrado por membros da direcção central do partido.

Sublinhou que o Presidente José Eduardo dos Santos lidera este processo de transição pacífica, garantindo a estabilidade política e a harmonia, premissas indispensáveis para o crescimento e o desenvolvimento socioeconómico do país.

“O foco do MPLA está virado para a divulgação e promoção do seu candidato, João Lourenço, através da sua apresentação aos militantes e às populações em todo o território nacional, ao mesmo tempo que vai aperfeiçoando a sua preparação, com vista a uma participação exitosa nas próximas eleições”, vincou.

A reunião, que encerra ainda hoje, visa a concertação de pontos de vista sobre questões de interesse comum e o fortalecimento das relações que há várias décadas unem esses partidos propulsores das independências dos respectivos países.

Participam no encontro, os secretários-gerais do Chama Cha Mapinduzi (CCM - Tanzânia), Abdulrahman Kinana, da Swapo (Namíbia), Nangolo Mbumba, da Frelimo, Eliseu Joaquim Machava, o secretário para a administração da Zanu-PF (Zimbabwe), Ignatius Chombo, bem como a secretária para as Relações Internacionais do ANC (África do Sul), Edna Molewa.

Assuntos Cooperação   MPLA  

Leia também
  • 19/05/2017 07:16:13

    Cuba: Ministro da Defesa trabalha em Havana

    Havana (Dos enviados especiais) - O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, iniciou nesta quinta-feira, em Havana, uma visita de trabalho de 24 horas à capital cubana, tendo em vista o reforço da cooperação entre os dois países.

  • 18/05/2017 22:58:49

    Uíge: Programa de governação do MPLA apresentado aos dirigentes e quadros

    Uíge - O programa de governação do MPLA para os próximos cinco anos (2017/2022) foi hoje, quinta-feira, apresentado aos dirigentes, quadros e militantes da organização partidária e das suas organizações de massas e sociais com vista a sua divulgação à população e aos militantes a todos os níveis.

  • 18/05/2017 19:13:28

    Programa do MPLA é exequível

    Luanda - Vários militantes do MPLA, partido no poder em Angola, consideram exequíveis as acções e medidas previstas no programa de governo para o período 2017/2022, apresentado a 10 do mês em curso, em Luanda.

  • 18/05/2017 15:34:51

    Bié: MPLA no Chinguar apela à divulgação do candidato

    Chinguar - O secretário do departamento de informação e propaganda do MPLA, no Chinguar, José Lopinho, apelou nesta quinta-feira, aos militantes do partido na localidade, a divulgarem mais as acções e a imagem do candidato João Lourenço.