Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Maio de 2017 | 20h19 - Actualizado em 19 Maio de 2017 | 20h17

Cuba: Ministro da Defesa transmite mensagem do PR a Raúl Castro

Havana (Dos enviados especiais) - O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, transmitiu nesta sexta-feira, em Havana, uma mensagem verbal do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao Presidente de Cuba, Raúl Castro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

CUBA: Ministro da Defesa de Angola, João Lourenço (à esq.) e o Presidente cubano, Raúl Castro (à dir.)

Foto: Cedida pela fonte

A mensagem foi transmitida durante um encontro a porta fechada com o Presidente cubano, que constituiu o ponto mais alto da curta missão de João Lourenço a Cuba.

Nesta audiência com Raúl Castro, o governante angolano transmitiu, essencialmente, a mensagem de José Eduardo dos Santos sobre a necessidade de os dois Estados passarem em revista o nível de cooperação e de amizade entre os dois povos.

João Lourenço e Raúl Castro perspectivaram, igualmente, aquilo que poderá vir a ser a relação entre os dois países depois da realização das eleições gerais convocadas para 23 de Agosto próximo (quartas eleições em Angola).

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional José Marti, antes do retorno a Angola, João Lourenço disse que, no essencial, foi isso que veio tratar em Cuba.

Afirmou, por outro lado, que as autoridades cubanas continuarão sempre ao lado de Angola e do seu povo, cooperando em todos os domínios que os dois países entenderem ser úteis e proveitosos para ambos.

A seu ver, há abertura para Angola e Cuba continuarem a cooperar nas áreas tradicionais, como educação, saúde, construção e outras que vierem a identificar.

Em relação à dívida de Angola para com esse país da América Latina, João Lourenço disse ter aproveitado a deslocação para abordar o assunto com o vice-presidente cubano, Ricardo Cabrisas, assegurando que a mesma tem vindo a ser paga satisfatoriamente.

A dívida de Angola resulta da prestação de serviços na educação e na saúde, através da empresa Antex, órgão responsável pela cooperação cubana em Angola.

Este órgão controla mais de quatro mil profissionais em diversas áreas do saber, entre médicos, docentes, engenheiros e outros profissionais.

Segundo o ministro, as autoridades cubanas constataram com satisfação que os níveis da dívida de Angola vêm sendo reduzidos para valores considerados satisfatórios.

Assumiu a existência da dívida de Angola, mas afirmou que o país tem vindo a saldar e as autoridades cubanas estão satisfeitas com essa postura de Angola.

João Lourenço deixou a cidade de Havana ao princípio da tarde desta sexta-feira, depois de uma jornada de trabalho de aproximadamente 24 horas.

Além do Presidente da República, Raúl Castro, o ministro da Defesa Nacional reuniu-se, nessa deslocação, com o vice-presidente cubano, Ricardo Cabrisas, e com o ministro da Defesa de Cuba, Leopoldo Cintras Frías.

João Lourenço encabeçou uma delegação de que fez parte também o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

À delegação juntou-se, nas conversações, o embaixador de Angola em Cuba, José César Augusto "Kiluanji".

Antes de Havana, João Lourenço esteve de visita aos Estados Unidos da América.

Angola e Cuba mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios, com destaque para as áreas da defesa e segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.

Os dois estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola, e um ano depois assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que originou a Comissão Bilateral.

Assuntos Angola   Cooperação   Política  

Leia também
  • 20/05/2017 05:59:50

    Angola analisa acções concretas para Timor-Leste

    Díli (Do enviado especial) - O governo angolano está a estudar acções concretas, em vários domínios, para ajudar Timor Leste e o seu povo a atingir determinados objectivos, anunciou o embaixador plenipotenciário de Angola neste país e na Singapura, Fidelino Loy de Jesus Figueiredo.

  • 20/05/2017 00:00:20

    Angola: Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 19/05/2017 18:11:59

    Angola presente nos festejos da independência de Timor-Leste

    Díli (Do enviado especial) - O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, participa sábado, em Díli (Timor-Leste), no acto central do 15º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste.