Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Julho de 2017 | 20h52 - Actualizado em 15 Julho de 2017 | 20h52

Cooperação Angola e China domina noticiário político da semana

Luanda - O fim do mandato do Conselho de Administração da TAAG, E.P. e as conversações oficiais entre delegações das repúblicas de Angola e da China constituiram, entre outros, o destaque político da semana, terminada hoje (sábado).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em decreto, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deu por findo o mandato do Conselho de Administração da TAAG, E.P, que havia sido nomeado em 15 de Setembro de 2015, na sequência da rescisão unilateral, pela Emirates, do contrato de gestão com a companhia aérea nacional.

Já o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, recebeu em audiência, na capital angolana, o ministro da Defesa da República Popular da China, Chang Wanquan, que visitou o país para abordar aspectos ligados ao reforço da cooperação entre os países.

Durante a sua estada, conversações oficiais no dominio da defesa e segurança foram mantidas por delegações das repúblicas de Angola e da China, orientadas pelos ministros angolano e chinês da Defesa, concretamente João Lourenço e Chang Wanquan, que trataram de aspectos ligados à modernização das Forças Armadas Angolanas (FAA), que passa pelo investimento em infra-estruturas e recursos humanos.

Constituiu destaque a entrega de Uma mensagem verbal do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, na qualidade de Enviado Especial.

A participação de uma delegação angolana na 41ª sessão da assembleia plenária do Fórum Parlamentar (FP) da SADC, realizada na Ilha Mahe, Seychelles, também fez manchete.

Os trabalhos da sessão foram orientados pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, nas vestes de presidente do FP-SADC, eleito na 40ª assembleia plenária do referido órgão, realizada em Novembro de 2016, no Zimbabwe.

Mereceu igualmente destaque o encontro entre entidades estatais, responsáveis dos órgãos de comunicação social e as forças políticas concorrentes às eleições gerais de 23 de Agosto deste ano, dominada pela cobertura eleitoral e pelos tempos de antena na rádio e televisão pública.

O encontro foi co-presidido pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, e pelo secretário do Presidente da República para a Comunicação Institucional e Imprensa, Manuel Rabelais.

Nesta semana, a capital angolana acolheu a primeira reunião extraordinaria do mecanismo tripartido de dialogo e cooperaçao Angola, África do Sul e Congo Democrático, no intuito de afinar os instrumentos para a operacionalização deste meio.

As delegacões foram orientadas pelos ministros responsáveis pelas diplomacias de Angola, Georges Chikoti, da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, e da República Democrática do Congo (RDC), Léonard She Okitundu.

Neste período, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Jorge Carneiro Mangueira, efectuou uma visita de trabalho de 48 horas à cidade de Maputo (Moçambique), a convite do seu homólogo moçambicano, Isaque Chande, para tratar de questões ligadas à cooperação entre os dois países.

Durante a sua estada, o governante foi recebido pelo primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, e encontrou-se com o presidente do Tribunal Supremo e responsáveis da Procuradoria-Geral da República, da Comissão dos Direitos Humanos e da Ordem dos Advogados.

Assuntos Angop   Política   Resenha  

Leia também