Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Julho de 2017 | 10h15 - Actualizado em 15 Julho de 2017 | 10h15

Cunene: Lideres juvenis esclarecidos sobre educação cívica eleitoral

Ondjiva - Os líderes de associações juvenis sedeadas em Ondjiva, província do Cunene, foram hoje, sábado, nesta cidade, esclarecidos sobre a necessidade, objectivo e a importância da educação cívica nas eleições gerais, durante uma palestra promovida pela direcção da Juventude e Desporto na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Participantes a palestra

Foto: José Cachiva

O encontro teve como prelector, o porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral no Cunene, Pedro Tongene, durante a qual, disse aos presentes que a educação cívica num processo eleitoral é de capital importância e necessária, pois tem como objectivo elevar a moral e capacidade cívica dos cidadãos para observância dos princípios da boa convivência em sociedade.

Sublinhou que apesar da divergência de ideias, fruto da militância dos cidadãos em cada partido, não pressupõe que devem ser inimigos, mas sim podem coabitar no mesmo espaço e participar das eleições harmoniosamente.

Informou que eleições são manifestação da democracia num país democrático e de directo como é Angola e não motivo de briga, desavença e separação, mas do exercício ao voto e eleger os futuros dirigentes do país.

 Pedro Tongeni referiu também  que as mensagens dos partidos concorrentes, devem pautar pelo apelo à consciência dos eleitores e à contribuição que devem dar para a criação de um ambiente que propicie a realização de eleições livres, justas, transparentes, pacíficas e democráticas.

Segundo dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Cunene, a província vai contar com 603 assembleias de voto e  840 mesas de voto para atender uma população eleitoral de 254 mil cidadãos eleitores.

As eleições gerais no país terão lugar a 23 de Agosto deste ano, e vão contar com a participação de cinco partidos políticos e uma coligação.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 14/07/2017 20:20:03

    Cunene: UNITA apresenta manifesto eleitoral na província

    Ondjiva - O programa de governação da UNITA para 2017 a 2022 será apresentado na província do Cunene, no sábado e domingo, no quadro da preparação do partido para às eleições gerais de 23 de Agosto próximo.

  • 12/07/2017 18:58:16

    Cunene: Polícia trava mais de 340 infractores na fronteira Angola/Namíbia

    Ondjiva - Trezentos e 48 infractores, que pretendiam atravessar ilegalmente a fronteira Angola/Namíbia, foram travados no período de Abril a Junho deste no, na província do Cunene, pelo efectivo Polícia de Guarda Fronteira, mais 274 em relação ao igual período anterior.

  • 11/07/2017 12:42:59

    Governador alerta para a conservação dos cartões de eleitor

    Ondjiva - Um alerta para a conservação dos cartões de eleitores foi feito hoje, terça-feira, pelo governador da província do Cunene, Kundi Paihama, quando se dirigia aos cidadãos nacionais residentes naquela província e que têm idade eleitoral, 18 anos.