Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Julho de 2017 | 19h44 - Actualizado em 14 Julho de 2017 | 19h44

Seychelles: Sessão do Fórum da SADC termina com adopção várias resoluções

Mahe, Seychelles (Do enviado especial) - A 41ª sessão da assembleia plenária do Fórum Parlamentar (FP) da SADC, que vinha decorrendo desde segunda-feira, na Ilha Mahe, Seychelles, terminou hoje (sexta-feira), com a adopção de várias resoluções sobre questões que afligem os povos da África Austral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos

Foto: Cedida

Os trabalhos do evento foram orientados pelo presidente do FP-SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos, eleito para o cargo na 40ª assembleia plenária do órgão, realizada em Novembro de 2016, no Zimbabwe.

Ao pronunciar-se no acto de encerramento da sessão, augurou que a implementação das resoluções aprovadas permitirá elevar a qualidade de vida dos povos da região, da democracia e da boa governação.

Para tal, precisou que a actual presidência do órgão precisa de redefinir o foco da sua actividade durante as assembleias plenárias, devendo privilegiar, nas suas agendas, as questões centrais que afectam a organização e o seu funcionamento.

“Esta será a direcção da nossa acção durante o meu mandato, e fico satisfeito que a assembleia plenária tenha conformado essa tendência”, disse ao mesmo tempo que expressou o seu apoio ao secretariado executivo do órgão.

Na óptica de Fernando da Piedade Dias dos Santos, a actuação do secretariado do FP-SADC deve ser marcada pelo profissionalismo, excelência e integridade, de modo a elevar a qualidade do apoio técnico e administrativo que presta aos órgãos políticos e aos deputados.

Observou que o simpósio sobre o tema central do evento “valer-se do dividendo demográfico da SADC através de investimentos na juventude”, permitiu compreender melhor a forma como os Estados da SADC podem gerir e beneficiar deste potencial dividendo demográfico.

Neste sentido, frisou que depois da discussão em torno do assunto, os parlamentares saem de Seychelles com ferramentas que lhes permitirão compreender melhor a problemática dos jovens.

No final da sua intervenção, interrompida por vários momentos com aplausos dos delegados, Fernando da Piedade Dias dos Santos agradeceu
ao Governo, a Assembleia Nacional e ao povo das Seychelles pelas condições proporcionadas para o êxito do encontro.

A 41ª sessão da assembleia plenária do Fórum contou com a participação de deputados de 12 países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), dos 14 que integram a organização regional, criada em 1292.

Angola participa no evento com uma delegação integrada pelos deputados Pedro Sebastião, Lukamba Paulo Gato, Cândida Celeste, Maria do Carmo Assis do Nascimento, Faustina Inglês e o secretário-geral da Assembleia Nacional, Agostinho Pedro de Nery.

 

Assuntos Angola   Política  

Leia também
  • 21/03/2018 19:56:39

    Militantes do MPLA orientados a ser mais dinâmicos

    Huambo - Os militantes do MPLA no Huambo foram, hoje, orientados a ser mais dinâmicos, indo ao encontro dos cidadãos a quem devem transmitir as linhas de força do partido constantes do regulamento e estatuto.

  • 21/03/2018 19:43:14

    João Lourenço já está em Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta quarta-feira a Luanda, proveniente de Kigali, República do Rwanda, onde rubricou, na companhia de 53 líderes africanos, o acordo para o lançamento da Zona de Livre Comércio Continental (ZCLC), no âmbito da X Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

  • 21/03/2018 14:57:12

    Angola reitera aposta em quadros jovens

    Luanda - O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, que o Executivo angolano assume a aposta em quadros jovens, tendo em vista o desenvolvimento do país.

  • 21/03/2018 13:12:37

    Líderes juvenis angolanos formados em Moçambique

    Luanda - Vinte jovens angolanos de diversas organizações da sociedade civil, participam em Maputo, Moçambique, na quinta edição de formação de jovens futuros líderes africanos (YALI), evento que entra hoje, quarta-feira, no terceiro dia de actividades.