Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Julho de 2017 | 17h44 - Actualizado em 17 Julho de 2017 | 18h08

Zaire: Cresce movimento migratório na fronteira com a RDC

Mbanza Congo - Novecentos e 68 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, movimentaram-se em ambos lados da fronteira entre a província do Zaire (Angola) e a região do Congo Central (RDC), nos últimos sete dias, verificando-se um aumento de 127 movimentos face à semana anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fronteira do Luvo.

Foto: ANTONIO ESCRIVAO


A informação foi revelada hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo, pelo porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região, superintendente de migração Domingos Sebastião, quando apresentava o balanço semanal das actividades desenvolvidas por este órgão.

Do número avançado, 339 indivíduos entraram no território nacional, dos quais 32 estrangeiros de diversas nacionalidades, ao passo que outros 629 o fizeram no sentido inverso, destes, 59 estrangeiros.

No período em referência, segundo ainda o porta-voz, o SME emitiu 533 passes de travessia para a RDC, para cidadãos nacionais que residem na orla fronteiriça.

A fonte refere que, no capítulo da imigração ilegal, o órgão deteve 86 cidadãos de diversas nacionalidades, 83 dos quais cidadão da RDC e dois da Mauritânia, por irregularidades migratórias, enquanto um angolano foi também detido por presumível promoção e auxílio à imigração ilegal.

A recusa de entrada no território nacional de 21 cidadãos da RDC, por falta de documentos legais para o efeito, no período em análise, foi também referenciada pelo porta-voz do SME no Zaire.

A província do Zaire partilha uma fronteira de 330 quilómetros com a vizinha região do Congo Central, dos quais 150 delimitados pelo rio Zaire.

Assuntos Província » Zaire   SME  

Leia também
  • 22/03/2018 17:37:36

    Inspecção Geral e Tribunal de Contas formam gestores públicos no Zaire

    Mbanza Kongo - Técnicos da Inspecção Geral do Estado e do Tribunal de Contas vão deslocar-se, nos próximos dias, à província do Zaire para capacitarem os quadros locais, anunciou nesta quinta-feira, na cidade de Mbanza Kongo, o governador provincial, Joanes André.

  • 21/03/2018 19:02:26

    Centro de Cacuso inicia formação de polícias

    Malanje - Quinhentos ex-desmobilizados das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão formados, a partir de Abril próximo, no Centro de Formação Básica Regional Norte da Polícia Nacional, localizado no município de Cacuso, com vista a ingressar na corporação, no âmbito do arranque do processo instrutivo do referido centro.

  • 20/03/2018 18:45:24

    Comandante apela combate cerrado à imigração ilegal

    Mbanza Kongo - O comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, Manuel Gouveia, recomendou hoje, terça-feira, em Mbanza Kongo, um combate cerrado à entrada ilegal de estrangeiros no território nacional.

  • 19/03/2018 16:37:40

    Zaire: Detidos cidadãos da RDC por tráfico de criança

    Mbanza Kongo - Dois cidadãos da República Democrática do Congo, designadamente Salakiaku Eduardo e Mbundu Marie, de 18 e 43 anos de idade respectivamente, foram detidos neste final de semana, no município de Mbanza Kongo (Zaire), por suposto tráfico de criança.