Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Setembro de 2017 | 19h01 - Actualizado em 15 Setembro de 2017 | 18h58

Angola: País celebra dia do Herói Nacional

Luanda - Várias actividades de carácter político e social decorrem no país para assinalar o Dia do Herói Nacional, 17 de Setembro, data de nascimento de Agostinho Neto, figura decisiva para a independência de Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Agostinho Neto - Primeiro Presidente de Angola e Herói Nacional (arquivo)

Foto: Fotos: Quino Viñas Fecha: novie

As comemorações do Dia do Herói Nacional incluem palestras, iniciativas culturais, recreativas, educativas e conferências.

Cuanza Sul

É neste quadro que o vice-governador do Cuanza Sul para o sector técnico e infra-estruturas, Demétrio Sepúlvedra, destacou as qualidades de Agostinho Neto como humanista, promotor da paz e da justiça social.

Demétrio Sepúlvedra falava hoje num acto que marcou o centenário da província (Cuanza Sul) e  o Dia do Herói Nacional.

Para o vice-governador, a máxima de Agostinho Neto “Na Namíbia, na África do Sul e no Zimbabwé está a continuação da nossa a luta”, revela o seu espírito solidário e universal.

Lunda Norte

Na Lunda Norte, província que este ano acolhe o acto central, o programa de actividade prevê a inauguração de duas estações de tratamento de água, sendo uma de águas residuais, alem da abertura de um centro Infantil.

Bié

No Bié, o vice-governador do Bié para a política social, Carlos da Silva, pediu a preservação do legado do primeiro presidente de Angola, como forma de homenagear o “pai da nação angolana”.

Carlos da Silva falava na abertura da palestra, sobre o a vida e obra de Neto.

Na referida palestra, o historiador Francisco Isaac realçou as qualidade de Agostinho Neto como médico e nacionalista que sempre esteve junto das camadas mais vulneráveis.

Benguela

Em Benguela, o académico Celestino Chipepe defendeu a inclusão no curriculum escolar de matérias sobre a trajectória política de Agostinho Neto.

Afirmou que a inclusão deve ser feita com base num programa específico em disciplinas ligadas com a área social do ensino do II ciclo de formação geral.

Moxico

No Moxico, o nacionalista José Domingos Tuta reiterou o empenho do fundador na nação na luta contra o colonialismo e na proclamação da independência nacional.

Huíla

No Lubango, província da Huíla, o Chefe do Estado Maior da Região Militar Sul, brigadeiro Adelino de Carvalho, destacou a forma “metódica” como Agostinho Neto fazia chegar a mensagem de paz e de harmonia a todos extractos sociais.

O oficial fez esta  apreciação durante um encontro promovido pela repartição de educação patriótica, que visou assinalar 17 de Setembro e enaltecer os feitos do Herói Nacional.

Uíge

No Uíge, município do Songo, o 2º secretário provincial da JMPLA, Benvindo Nkoluavata Kindoki Pedro, defendeu a preservação da paz e realçou os feitos de Agostinho Neto na alcance da liberdade dos angolanos.

Benvindo Pedro falava numa palestra com alunos de escolas de I e II ciclo do ensino secundário do Songo.

Este ano as comemorações do Dia do Herói Nacional acontecem sob o lema “Com os Ideias de Neto, Diversifiquemos a Economia Nacional”.

Leia também
  • 21/03/2018 19:56:39

    Militantes do MPLA orientados a ser mais dinâmicos

    Huambo - Os militantes do MPLA no Huambo foram, hoje, orientados a ser mais dinâmicos, indo ao encontro dos cidadãos a quem devem transmitir as linhas de força do partido constantes do regulamento e estatuto.

  • 21/03/2018 19:43:14

    João Lourenço já está em Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta quarta-feira a Luanda, proveniente de Kigali, República do Rwanda, onde rubricou, na companhia de 53 líderes africanos, o acordo para o lançamento da Zona de Livre Comércio Continental (ZCLC), no âmbito da X Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

  • 21/03/2018 19:02:26

    Centro de Cacuso inicia formação de polícias

    Malanje - Quinhentos ex-desmobilizados das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão formados, a partir de Abril próximo, no Centro de Formação Básica Regional Norte da Polícia Nacional, localizado no município de Cacuso, com vista a ingressar na corporação, no âmbito do arranque do processo instrutivo do referido centro.

  • 21/03/2018 13:12:37

    Líderes juvenis angolanos formados em Moçambique

    Luanda - Vinte jovens angolanos de diversas organizações da sociedade civil, participam em Maputo, Moçambique, na quinta edição de formação de jovens futuros líderes africanos (YALI), evento que entra hoje, quarta-feira, no terceiro dia de actividades.