Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Setembro de 2017 | 11h49 - Actualizado em 14 Setembro de 2017 | 11h49

Angola: Presidente francês felicita João Lourenço

Luanda - O Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente da República eleito de Angola, João Lourenço, pela sua eleição para a mais alta magistratura da Nação, informa, esta quinta-feira, a Embaixada da França em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República eleito, João Lourenço, recebe felicitações do Chefe de estado francês, Emmanuel Macron.

Foto: Domingos Nicolau

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada da França em Angola, Emmanuel Macron, apresenta, na missiva, as suas “felicitações calorosas” e exprime os seus “votos sinceros” pelo “sucesso do mandato” do novo Presidente angolano e pela “prosperidade de Angola e o seu povo”.

O estadista francês sublinha que a França está empenhada no reforço da sua parceria com Angola, em todos os domínios, salientando, por outro lado, que os dois Estados ”partilham interesses comuns para a paz e segurança no continente africano”.

Neste sentido,  Emmanuel Macron manifesta o desejo de ver os dois países  “continuar o diálogo para a resolução dos conflitos regionais, nomeadamente na República Democrática do Congo e na República Centrafricana”.

A mensagem presidencial francesa reitera a disposição da França de desenvolver as suas relações económicas e comerciais com Angola, no preciso momento em que o país  africano aposta na via da diversificação económica.

Angola “pode, assim, contar com a experiência das empresas francesas, nomeadamente nos domínios da agricultura e agro-indústria e do turismo”, escreve Emmanuel Macron na carta a João Lourenço.  

O Presidente francês recorda, ainda, que Angola e a França partilham também valores comuns em matéria cultural.

“Ficarei feliz com o reforço das nossas relações neste domínio, no que concerne, nomeadamente, ao desenvolvimento da língua francesa no sistema educativo angolano”, sublinha Macron, antes de acrescentar que está, por outro lado, “interessado” no aprofundamento da parceria universitária e científica entre Angola e a França.

  

Leia também