Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

06 Setembro de 2017 | 17h56 - Actualizado em 07 Setembro de 2017 | 12h11

Eleições/2017: Perfil do Vice-Presidente da República eleito

Luanda - Bornito de Souza Baltazar Diogo, segundo cabeça de lista do MPLA às eleições gerais de 23 de Agosto, foi reconfirmado hoje, quarta-feira, Vice-Presidente da República.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vice-presidente da República eleito, Bornito de Sousa

Foto: Pedro Parente

Bornito de Sousa é filho de Baltazar Diogo e de Catarina Manuel Simão Bento.

Nasceu no Quéssua, província de Malanje, a 23 de Julho de 1953.

Casado com Maria José Rodrigues Ferreira Diogo, Bornito de Sousa é jurista e pai de 4 filhas, tendo iniciado a sua carreira política como 1º secretário nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA.

Posteriormente, foi eleito deputado, tendo exercido as funções de presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos do Parlamento.

Desempenhou ainda os cargos de presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, que elaborou a actual Constituição da República de Angola, e de vice-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.

Nomeado ministro da Administração do Território em Fevereiro de 2010, foi reconduzido no cargo em 1 de Outubro de 2012, à luz dos resultados eleitorais saídos das Eleições Gerais do mesmo ano.

Advogado suspenso por incompatibilidade de funções, Bornito de Sousa é docente da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 29/12/2017 18:13:53

    Bié: Comissão Provincial Eleitoral vai apostar na formação de quadros em 2018

    Cuito - A CPE (Comissão Provincial Eleitoral) na província do Bié, vai continuar com as acções que visam a formação de quadros no ano de 2018, para acompanhar as dinâmicos e evolução tecnológica do mundo, sobre processos eleitorais.

  • 05/12/2017 20:21:02

    Bastonário quer melhoria da qualidade da advocacia

    Luanda - O bastonário eleito da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro Marques, defendeu nesta terça-feira, em Luanda, a implementação de políticas que visem a melhoria da qualidade da advocacia, da defesa das suas prorrogativas e da sua condição social.

  • 05/12/2017 19:16:09

    Eleito bastonário da Ordem dos Advogados de Angola

    Luanda - Luís Paulo Monteiro Marques foi eleito bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), para o triénio 2018/2020.

  • 14/10/2017 19:01:36

    Assembleia-geral da ONU elege novos membros do CDH

    Luanda - Angola é um de 16 países que concorrem para um lugar para o Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas para o período 2018-2020, cujas eleições se realizam nesta segunda-feira, em Nova Iorque, pela Assembleia-geral das Nações Unidas.