06 Setembro de 2017 | 17h56 - Actualizado em 07 Setembro de 2017 | 12h11
Eleições/2017: Perfil do Vice-Presidente da República eleito
Luanda - Bornito de Souza Baltazar Diogo, segundo cabeça de lista do MPLA às eleições gerais de 23 de Agosto, foi reconfirmado hoje, quarta-feira, Vice-Presidente da República.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Vice-presidente da República eleito, Bornito de Sousa
Foto: Pedro Parente
Bornito de Sousa é filho de Baltazar Diogo e de Catarina Manuel Simão Bento.
Nasceu no Quéssua, província de Malanje, a 23 de Julho de 1953.
Casado com Maria José Rodrigues Ferreira Diogo, Bornito de Sousa é jurista e pai de 4 filhas, tendo iniciado a sua carreira política como 1º secretário nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA.
Posteriormente, foi eleito deputado, tendo exercido as funções de presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos do Parlamento.
Desempenhou ainda os cargos de presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, que elaborou a actual Constituição da República de Angola, e de vice-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.
Nomeado ministro da Administração do Território em Fevereiro de 2010, foi reconduzido no cargo em 1 de Outubro de 2012, à luz dos resultados eleitorais saídos das Eleições Gerais do mesmo ano.
Advogado suspenso por incompatibilidade de funções, Bornito de Sousa é docente da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional.
Assuntos Eleições
Leia também
- 04/02/2019 07:19:34
Unita apela a participação nas tarefas das eleições autárquicas
Uíge - O secretário da Unita no Uíge, Félix Simão Lucas, apelou, sábado, na aldeia Culo, 27 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, a população da província a participar, de forma activa, nas tarefas de preparação das eleições autárquicas, a decorrer no país em 2020.
- 25/01/2019 12:47:31
Angola e RDC preparam encontros bilaterais
Kinshasa (Dos enviados especiais) - Angola e a República Democrática do Congo (RDC) vão manter, nos próximos dias, "encontros ao mais alto nível" para traçar o futuro das relações bilaterais, revelou quinta-feira à noite, em Kinshasa, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.
- 25/01/2019 12:08:09
Tshisekedi recebe em audiência chefe da diplomacia angolana em Kinshasa
Kinshasa (Dos enviados especiais) - O novo presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, recebeu em audiência, quinta-feira à noite, em Kinshasa, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, para abordar o futuro das relações bilaterais, constatou a Angop no local.
- 24/01/2019 14:48:42
Manuel Augusto na investidura de Tshisekedi
Kinshasa (Dos enviados especiais) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, esteve entre as personalidades presentes, esta quinta-feira, em Kinshasa, na cerimónia de investidura de Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo como novo presidente da República Democrática do Congo (RDC), constatou a Angop no local.