Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Outubro de 2017 | 10h55 - Actualizado em 07 Outubro de 2017 | 11h44

Angola: Resenha Política da semana

Luanda - A exoneração pelo Presidente da Repúbica, João Lourenço, do ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Rodrigues Afonso Paulo, está entre os destaques informativos da divisão política da Angop na semana que hoje finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com nota os serviços de apoio ao Chefe do Executivo, está na base da mesma a não comparêncido à cerimónia de tomada de posse, tendo, em substituição, nomeado Jesus Faria Maiato. 

Ainda na semana que hoje finda, o estadista angolano manifestou a sua consternação pelos trágicos acidentes de viação ocorridos nas províncias do Uíge, Huíla que causaram a morte de 16 concidadãos e o ferimento de 24 outros.

Constituiram, igualmente, manchetes as cerimónias de apreasentação dos governantes, quer ao nível central como local, após empossamento pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, em função dos resultados eleitorais de 23 de Agosto do corrente, que deram vitória ao MPLA.

Ao nível do Ministério da Defesa Nacional, o novo titular da pasta, Salviano de Jesus Sequeira, defendeu uma maior aposta na formação de quadros a todos os níveis, entre outros aspectos.

Já o novo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, garantiu a continuidade na elevação do nome de Angola no contexto internacional.

Por sua vez, o ministro do Interior, Ângelo Veiga, ressaltou a estruturação do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a materialização do regime de carreira entre as prioridade do órgão.

É também neste contexto, que o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, esteve em Cabinda, Lunda Sul, Cuando Cubango, para apresentar, respectivamente, os governadores Eugénio Laborinho, Ernesto Fernando Kiteculo e Pedro Mutindi.

Ainda neste contexto, o governador da Huíla, Marcelino Tyipinge, manifestou, em entrevista, a aposta numa gestão mais participativa, no intuito de elevar os níveis de desenvolvimento da região.

Outro aspecto que merecu destaque foi a homenagem a mais de 90 efectivos da Polícia Nacional pela participação no asseguramento das eleições gerais de 23 de Agosto último.

A cerimónia de homenagem foi orientada pelo comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos.

Fez ainda manchete as afirmações do líder do Parlamento angolano, segundo as quais, os deputados devem despir-se dos partidos e trabalhar em prol do povo, apelando-os a trabalharem como uma equipa e que as divergências sirvam para fortalecer a democracia na diversidade.

Também esta semana, o reforço do trabalho participativo e inclusivo de todas as forças, a distintos níveis, visando o cumprimento cabal das orientações superiormente emanadas foi defendido como a principal aposta do novo comandante da Região Militar Centro (RMC), tenente-general Dinis Segunda Lucamba.

Discursando no acto oficial da sua apresentação, ante a presença do comandante do Exército, general Gouveia João de Sá Miranda, o sucessor do tenente-general Eugénio Figueiredo prometeu trabalhar para manter uma maior unidade, cooperação e coesão no seio do colectivo das forças armadas na região.

A Angop deu destaque ainda à 7ª reunião dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL que terá lugar em Brazzaville (República do Congo), a 19 do corrente ano.

Durante o evento, depois de uma presidência de dois anos, Angola vai passar o testemunho à República do Congo, país vizinho e com o qual mantém uma relação de amizade, cooperação em vários domínios.

Assuntos Política  

Leia também
  • 22/03/2018 00:16:10

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 21/03/2018 19:56:39

    Militantes do MPLA orientados a ser mais dinâmicos

    Huambo - Os militantes do MPLA no Huambo foram, hoje, orientados a ser mais dinâmicos, indo ao encontro dos cidadãos a quem devem transmitir as linhas de força do partido constantes do regulamento e estatuto.

  • 21/03/2018 19:43:14

    João Lourenço já está em Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta quarta-feira a Luanda, proveniente de Kigali, República do Rwanda, onde rubricou, na companhia de 53 líderes africanos, o acordo para o lançamento da Zona de Livre Comércio Continental (ZCLC), no âmbito da X Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

  • 21/03/2018 13:12:37

    Líderes juvenis angolanos formados em Moçambique

    Luanda - Vinte jovens angolanos de diversas organizações da sociedade civil, participam em Maputo, Moçambique, na quinta edição de formação de jovens futuros líderes africanos (YALI), evento que entra hoje, quarta-feira, no terceiro dia de actividades.