Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Outubro de 2017 | 23h21 - Actualizado em 07 Outubro de 2017 | 23h21

Lunda Sul: Soberano Lunda abençoa novo governador da província

Saurimo - O governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, recebeu hoje, sábado, em Saurimo, a bênção do Rei do Povo Lunda Tshokwe, Mwene Mwatxissengue Wa-Tembo, para encarar com firmeza e afinco os desafios económicos e sociais que o esperam nos próximos cinco anos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Governador provincial da Lunda Sul, Ernesto Kitekulo

Foto: Pedro Parente

Na visita efectuada ao rei, após a sua apresentação na sexta-feira como governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo cumpriu um ritual tradicional de consagração e recebeu alguns conselhos de Mwatxissengue Wa-Tembo, com vista a trabalhar com sabedoria e espírito patriótico os destinos da região.

Na ocasião, o rei aconselhou Ernesto Kiteculo a dirigir a província com base no diálogo permanente com a sociedade civil, sobretudo as autoridades tradicionais, eclesiásticas, organizações juvenis, buscando ideias para solucionar os problemas que afligem a população.

Pediu para cumprir com o que prometeu no seu discurso de apresentação, que é melhorar o fornecimento e distribuição de energia e água, construção de vias estruturantes, dinamizar os sectores da agricultura, pesca, exploração florestal, actividade comercial e turismo, com vista o crescimento económico da província.

No sector social, o rei pediu ao novo governador que trabalhe "com urgência” na melhoria do saneamento básico, os serviços de saúde, bem como influenciar a conclusão da estrada nacional 180.

Por seu turno, o governador da Lunda Sul reafirmou a vontade de fazer da província uma região atractiva nos domínios social, económico, cultural e politico, com implementação de projectos que possam corresponder com os anseios e aspirações da população.  

"Vim fazer esta visita ao rei por ser uma pessoa que inspira sabedoria, conhecimento e cima de tudo solenidade. Recebi importantes recomendações que levarei em consideração porque são questões recorrentes que na verdade existem na cidade de Saurimo, onde vivem 80 porcento da população da Lunda Sul”, frisou.

O Reino da Lunda, também conhecido como Império Lunda, foi uma Confederação africana pré-colonial de estados, desde o Katanga, rio Luio até Zambeze e o noroeste da Zâmbia. O seu estado central ficava no actual Katanga ou a capital Imperial a famosa Mussumba.

O Reino ficou dividido no século XIX, quando ocorreu as guerras intestinais na Corte da Família Real do Império entre o século XIV, XV ou XVI e por causa do tabú da Soberana Lueji. O Reino dividiu-se em trés partes, sendo; Reino Lunda Luba, Reino Lunda Ndembo e Reino Lunda Tchokwe.

 

Leia também
  • 21/03/2018 19:02:26

    Centro de Cacuso inicia formação de polícias

    Malanje - Quinhentos ex-desmobilizados das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão formados, a partir de Abril próximo, no Centro de Formação Básica Regional Norte da Polícia Nacional, localizado no município de Cacuso, com vista a ingressar na corporação, no âmbito do arranque do processo instrutivo do referido centro.

  • 21/03/2018 13:00:39

    Reforço da legalidade constitui prioridade da PGR na Lunda Sul

    Saurimo - O reforço da legalidade democrática, a celeridade processual e o incremento de maior dinamismo na relação com as autoridades no combate à criminalidade são as prioridades da Procuradoria-Geral da República na Lunda Sul.

  • 19/03/2018 18:23:26

    UNITA quer celeridade nas autarquias locais

    Saurimo - O secretário-geral da UNITA, Marcolino Nhany, pediu nesta segunda-feira, na cidade de Saurimo (Lunda Sul), maior celeridade na implementação do processo das autárquicas locais.

  • 16/03/2018 18:47:46

    UNITA quer diálogo aberto com as comunidades

    Saurimo - A UNITA pretende manter um diálogo permanente com as comunidades, para dar a conhecer os seus programas que visam a melhoria das condições de vida das populações, disse hoje, sexta-feira, o secretário-geral do partido, Marcolino Nhany.