Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

28 Outubro de 2017 | 15h39 - Actualizado em 28 Outubro de 2017 | 16h46

Novo Aeroporto de Luanda começa a operar em 24 meses

Luanda - O novo Aeroporto Internacional de Luanda, que está a ser construído desde 2007 na comuna do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, deverá estar concluído dentro de 24 meses, revelou hoje (sábado), o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro dos Transportes, Augusto Tomás

Foto: Francisco Miudo

Ao falar à imprensa, à margem da visita de constatação das obras efectuada pelo Presidente da República, João Lourenço, o ministro avançou que a infra-estrutura está erguida na ordem dos 57.5 porcento e que até finais de 2019 todas as condições para a sua entrada em funcionamento deverão estar criadas.

Segundo Augusto Tomás, razões de ordem financeira, técnica e operacionais condicionaram o andamento inicialmente previsto dos trabalhos e obrigaram a substituição do empreiteiro por um outro mais conceituado e com garantia de financiamento para a execução dos trabalhos.

Por outro lado, o governante avançou que o novo aeroporto irá coexistir com o 4 de Fevereiro, sendo que este último vai dedicar-se à aviação executiva e situações emergenciais.

Também presente na jornada de campo, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, disse que a criação de vias de acesso ao novo aeroporto constitui uma prioridade do sector, sendo que até ao final de 2019 deverão estar concluídas.

Acompanhado da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano recebeu informações sobre os terminais de passageiros, área protocolar e torre de controlo.

O novo aeroporto ocupa numa área de 10 mil hectares onde há duas pistas duplas. Uma, a norte, possui três mil 800 metros de comprimento e 60 de largura, com capacidade para acolher aviões Boeing 747.

A outra, a sul, com quatro mil metros de comprimento e 75 metros de largura, pode receber aviões Airbus 380, o maior de passageiros do mundo.

O novo Aeroporto Internacional de Luanda, situado a  40 quilómetros do centro da cidade capital,  vai permitir processar até 15 milhões de passageiros e 600 mil toneladas de carga por ano.



 

Leia também
  • 08/11/2018 17:21:25

    Reino Unido confirma financiamento a Angola

    Luanda - A baronesa britânica Lindsay Northover, enviada especial da primeira-ministra, Theresa May, confirmou hoje, quinta-feira, que o governo do seu país tem disponível para Angola financiamento para projectos nos sectores da energia e saúde.

  • 08/11/2018 16:36:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 08/11/2018 10:59:47

    Petrolífera ENI reafirma investimento em Angola

    Luanda - A multinacional do sector petrolífero ENI vai continuar a investir em Angola, um mercado onde, nos últimos 12 meses, a empresa registou um aumento da sua produção na ordem dos 50 mil barril/dia.

  • 08/11/2018 10:59:42

    Campus Universitário da UAN retoma obra da Fase 1

    Luanda - Os trabalhos de conclusão da Fase 1 das instalações do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), no distrito urbano da Cidade Universitária, à Camama, em Luanda, vão ser retomadas em breve, dependendo unicamente da abertura do respectivo concurso público.