Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Janeiro de 2018 | 12h35 - Actualizado em 02 Janeiro de 2018 | 12h35

Mbanza Kongo acolhe acto central do 4 de Janeiro

Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, acolhe quinta-feira, 4 de Janeiro, o acto central do dia dos Mártires da Repressão Colonial, em cerimónia a ser orientada pelo ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Ângulo da cidade de Mbanza Kongo

Foto: Pedro Moniz Vidal

Antes do acto, o ministro deverá visitar uma exposição em que estarão à amostra produtos agrícolas, potencial geológico-mineiro da região e fotografias sobre a data, refere uma nota a que a Angop teve acesso hoje (terça-feira).

As actividades alusivas à efeméride, abertas a 15 de Dezembro, inscrevem palestras e mesa redonda sobre o massacre da Baixa de Cassanje, causas e consequências, bem como visitas a locais de interesse histórico.

A 4 de Janeiro de 1961 foram assassinados camponeses dos campos de algodão da Baixa de Cassanje, por se oporem aos reduzidos preços na compra do algodão pelos fazendeiros e pela companhia Cotonang.

A reivindicação dos camponeses foi repelida com um bombardeamento da Força Aérea Portuguesa, tendo vitimado milhares de pessoas.

A Baixa de Cassanje é uma região localizada entre as províncias de Malanje e da Lunda Norte.

Leia também
  • 11/11/2018 09:02:27

    Ministro de Estado no Cunene para o acto central do 11 de Novembro

    Ondjiva - O Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel José Nunes Júnior, chegou na manhã deste domingo à província do Cunene, para presidir o acto central do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.

  • 11/11/2018 03:20:22

    MPLA saúda povo angolano pela Independência Nacional com mensagem de esperança

    Luanda - O Bureau político do MPLA manifestou-se hoje, em Luanda, convicto de que, com o actual processo de implementação da reforma do Estado, Angola conhecerá uma mudança radical na forma de aplicação dos meios financeiros que são atribuídos aos municípios, com a sua utilização em projectos socioeconómicos.

  • 03/11/2018 12:03:36

    SME recusa entrada de estrangeiros por irregularidades migratórias

    Mbanza Kongo - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Zaire recusou, nos últimos sete dias, a entrada no território nacional de 65 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), por falta de documentos de viagem válidos e meios de subsistência.

  • 02/11/2018 11:11:54

    Tribunal militar condena dois agentes da polícia nacional

    Mbanza Kongo - Dois agentes da Polícia Nacional residentes no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, foram na quinta-feira condenados a um e três meses de prisão correccional efectiva, pelo Tribunal Militar local.