Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Janeiro de 2018 | 12h35 - Actualizado em 02 Janeiro de 2018 | 12h35

Mbanza Kongo acolhe acto central do 4 de Janeiro

Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, acolhe quinta-feira, 4 de Janeiro, o acto central do dia dos Mártires da Repressão Colonial, em cerimónia a ser orientada pelo ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Ângulo da cidade de Mbanza Kongo

Foto: Pedro Moniz Vidal

Antes do acto, o ministro deverá visitar uma exposição em que estarão à amostra produtos agrícolas, potencial geológico-mineiro da região e fotografias sobre a data, refere uma nota a que a Angop teve acesso hoje (terça-feira).

As actividades alusivas à efeméride, abertas a 15 de Dezembro, inscrevem palestras e mesa redonda sobre o massacre da Baixa de Cassanje, causas e consequências, bem como visitas a locais de interesse histórico.

A 4 de Janeiro de 1961 foram assassinados camponeses dos campos de algodão da Baixa de Cassanje, por se oporem aos reduzidos preços na compra do algodão pelos fazendeiros e pela companhia Cotonang.

A reivindicação dos camponeses foi repelida com um bombardeamento da Força Aérea Portuguesa, tendo vitimado milhares de pessoas.

A Baixa de Cassanje é uma região localizada entre as províncias de Malanje e da Lunda Norte.

Leia também
  • 31/12/2017 17:03:31

    Zaire: Polícia impede entrada ilegal de estrangeiros no país

    Mbanza Kongo - Duzentos e 35 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) que, nos últimos sete dias, tentaram entrar no território nacional através da fronteira norte da província angolana do Zaire, foram detidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola.

  • 30/12/2017 03:00:55

    Zaire: Delegado do interior quer combate cerrado aos crimes transfronteiriços

    Mbanza Kongo - O delegado provincial do Ministério do Interior no Zaire, Manuel Gouveia, instou, sexta-feira, em Mbanza Kongo, os membros da corporação a redobrarem as acções para o combate cerrado aos crimes transfronteiriços.

  • 25/12/2017 03:32:08

    Polícia frustra tentiva de entrada de imigrantes ilegais no país

    Mbanza Kongo - Duzentos e 12 imigrantes ilegais da República Democrática do Congo (RDC) foram interpelados e detidos, na semana finda, pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire, quando tentavam penetrar no território nacional, através da fronteira Norte de Angola.