Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Janeiro de 2018 | 16h11 - Actualizado em 13 Janeiro de 2018 | 12h07

João Lourenço e Mnangagwa analisam situação no Zimbabwe

Luanda - O evoluir da situação política no Zimbabwe, país que prepara a realização de eleições este ano, foi um dos assuntos analisados no encontro mantido nesta sexta-feira, em Luanda, entre os presidentes de Angola, João Lourenço, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

PR João Lourenço á (direta) recebe seu homólogo Zimbabweano, Emerson Mnagagwa na cidade alta

Foto: Francisco Miudo

PR, João Lourenço (à dir.), com homólogo Emerson Mnagagwa

Foto: Francisco Miúdo

A análise cingiu-se aos últimos desenvolvimentos ocorridos naquele país onde o destaque é a confirmação da participação de Emmerson Mnangagwa, como candidato a Presidente da República e líder do partido Zanu-PF.

Emmerson Mnangagwa está na capital capital angolana em visita oficial de trabalho de algumas horas, tendo o regresso para o seu país marcado para a tarde de hoje.

Sobre os objectivos da visita, o director para África e Médio Oriente, do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Joaquim do Espírito Santo, afirmou que se enquadra na presidência que Angola exerce no órgão da cooperação política e segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Quanto às questões de interesse bilateral, referiu que a oportunidade serviu para o líder zimbabweano prestar informações ao homólogo angolano sobre a situação no seu país, com realce para a preparação das eleições gerais que terão lugar este ano.

Joaquim do Espírito Santo declarou que no quadro da diversificação da economia, Angola poderá relançar a cooperação com o Zimbabwe nos sectores da agricultura, hotelaria e turismo. 

No quadro da cooperação Sul-Sul, referiu que a parceria devera ser potenciada e trazer benefícios recíprocos.

Ainda hoje, o presidente do Zimbabwe manteve um encontro com a comunidade do seu país em Angola.

Em Dezembro último, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Subusiso Moyo, confirmou que Angola e Zimbabwe decidiram incrementar a cooperação económica e manter laços privilegiados no domínio político.

Os dois países mantêm cooperação nos sectores da agricultura, turismo, transportes e formação de quadros.

Leia também
  • 08/11/2018 17:21:25

    Reino Unido confirma financiamento a Angola

    Luanda - A baronesa britânica Lindsay Northover, enviada especial da primeira-ministra, Theresa May, confirmou hoje, quinta-feira, que o governo do seu país tem disponível para Angola financiamento para projectos nos sectores da energia e saúde.

  • 08/11/2018 16:36:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 08/11/2018 10:59:47

    Petrolífera ENI reafirma investimento em Angola

    Luanda - A multinacional do sector petrolífero ENI vai continuar a investir em Angola, um mercado onde, nos últimos 12 meses, a empresa registou um aumento da sua produção na ordem dos 50 mil barril/dia.

  • 08/11/2018 10:59:42

    Campus Universitário da UAN retoma obra da Fase 1

    Luanda - Os trabalhos de conclusão da Fase 1 das instalações do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), no distrito urbano da Cidade Universitária, à Camama, em Luanda, vão ser retomadas em breve, dependendo unicamente da abertura do respectivo concurso público.