Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Janeiro de 2018 | 18h03 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 18h03

Presidente do Zimbabwe termina visita a Angola

Luanda - O Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnagagwa, já deixou Luanda, depois de cumprir uma visita de trabalho de algumas horas ao país, destinada a abordar, com as autoridades angolanas, questões relativas à situação política reinante no seu país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnagagwa

Foto: Francisco Miudo

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Emmerson Mnagagwa recebeu cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, entre outras individualidades.

Num breve balanço à imprensa, o estadista disse que veio a Luanda  informar ao Chefe de Estado, João Lourenço, sobre a transição política e democrática que aconteceu recentemente no seu país.

“Conforme sabem, Angola preside o órgão de política, defesa e segurança da SADC e vim para informar sobre a transição humilde e pacifica que  aconteceu recentemente no Zimbabwe e que resultou na resignação do nosso ex-presidente, que demitiu-se depois de algumas demonstrações do nosso povo, que exigiu mudanças”,  explicou.


Questionado sobre o estado das relações entre os dois países, Emmerson Mnagagwa salientou que “tivemos boa discussão e acordamos em melhorar as nossas relações. Dentro em breve teremos uma reunião da comissão conjunta para promover essa relação principalmente na área económica”.

A nível político somos membros da SADC e acordamos ter outro encontro em pouco tempo em Addis Abeba, declarou.

Em Luanda, o Presidente Emmerson Mnagagwa foi recebido pelo homólogo João Lourenço,  com quem  analisou a preparação das eleições presidenciais, com vista a legitimar a transição em curso no Zimbabwe.

As repúblicas de Angola e do Zimbabwe mantêm cooperação nos sectores da agricultura, turismo, transportes e formação de quadros.

Os dois países são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Leia também
  • 12/01/2018 17:45:23

    Chefe de Estado já fez declaração de bens

    Luanda - O Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, confirmou hoje, sexta-feira, que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, entregaram, em tempo oportuno, as respectivas declarações de bens, no quadro da Lei da Probidade Pública.

  • 12/01/2018 16:53:32

    Marcolino Moco enaltece espírito de abertura no país

    Luanda - O antigo primeiro-ministro Marcolino Moco, empossado hoje, sexta-feira, nas funções de administrador não executivo da petrolífera angolana Sonangol, enalteceu que o país vive uma nova era marcada pelo espírito de abertura, sobretudo, na imprensa.

  • 12/01/2018 16:11:10

    João Lourenço e Mnangagwa analisam situação no Zimbabwe

    Luanda - O evoluir da situação política no Zimbabwe, país que prepara a realização de eleições este ano, foi um dos assuntos analisados no encontro mantido nesta sexta-feira, em Luanda, entre os presidentes de Angola, João Lourenço, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.