Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

29 Janeiro de 2018 | 08h58 - Actualizado em 29 Janeiro de 2018 | 10h31

Etiópia/UA: Estadistas analisam relatórios

Addis-Abeba (Dos enviados especiais) - A 30ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), aberta domingo último, em Addis-Abeba, Etiópia, retomou os trabalhos na manhã dessa segunda-feira, à porta fechada, com a apreciação de vários relatórios e o lançamento do Mercado Único Africano de Transporte Aéreo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista geral da 30ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

Foto: Pedro Parente

A sessão de trabalhos da reunião, que se encerra ainda esta tarde, está a ser marcada pela apreciação do Relatório sobre a Paz e Segurança, um dos principais documentos que preocupam os Chefes de Estado e de Governo desse órgão continental.

Segundo o director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, no quadro da apresentação desse documento, o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, fará a apresentação de um Relatório sobre a Líbia.

Confirmou a discussão de vários documentos, ainda esta manhã, entre os quais os relatórios sobre Alterações Climáticas e sobre Educação, Ciência e Tecnologia.

No final dessa discussão, os Chefes de Estado e de Governo farão a aprovação das decisões da 30ª Sessão Ordinária da Conferência, acrescentou o embaixador.

Informou que, na fase final dos trabalhos, os estadistas vão adoptar várias decisões, entre as quais uma possível Declaração dos Lideres Africanos em respostas às palavras proferida, recentemente, pelo Presidente Norte-Americano, Donald Trump.

Informações já desmentidas por Trump davam conta de que o Presidente Americano teria usado palavras ofensivas ao se referir a imigrantes de países como Haiti, El Salvador e de África, durante uma reunião com parlamentares na Casa Branca.

A imprensa norte-americana havia divulgado que o "inquilino" da Casa Branca teria questionado "por que todas essas pessoas de países de m... vem parar aqui?". "Por que precisamos de mais haitianos?".

A respeito desse assunto, Trump assegurou em uma carta dirigida a líderes africanos que os Estados Unidos os "respeitam profundamente", segundo informações veiculadas domingo, por fontes diplomáticas, no âmbito da cimeira da União Africana (UA), em Addis-Abeba.

A divulgação da mensagem chega depois de o Presidente americano ter enviado cumprimentos, sexta-feira, aos dirigentes africanos, numa reunião com o Presidente da UA e do Ruanda, Paul Kagame.

A 30ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA decorre sob o lema "Vencer a Luta Contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África".

Entre os documentos em análise, constam os relatórios do Conselho de Paz e Segurança, as suas actividades e Ponto da Situação em África, assim como o respeitante ao Comité de Alto Nível para a Líbia, a cargo do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso.

De igual modo, estão em discussão o documento sobre as Questões da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC) e sobre Alterações climáticas.

O relatório relativo à Promoção de Parcerias entre a União Africana e a Organização das Nações Unidas para o Reforço das Capacidades em Matéria de Operações de Manutenção de Paz será apresentado pelo Presidente Jacob Zuma, da África do Sul.

Assuntos Cimeira   Diplomacia   UA  

Leia também
  • 28/01/2018 22:06:23

    Etiópia: João Lourenço estreia-se na UA

    Addis-Abeba (Dos enviados especiais) - Sob olhar atento de mais de 50 Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) e altas entidades da ONU, o Presidente da República, João Lourenço, estreou-se, neste domingo, em Addis-Abeba, no mais importante fórum de concertação política de África.

  • 28/01/2018 16:32:22

    Etiópia: PR reitera engajamento com a UA

    Addis-Abeba (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou nesse domingo, em Addis-Abeba, Etiópia, o engajamento de Angola para com a União Africana (UA), e reiterou a disponibilidade dos angolanos contribuírem para tornar esse órgão continental mais eficiente.

  • 28/01/2018 15:24:25

    Íntegra do discurso do Presidente da República na UA

    Discurso do Presidente da República, João Lourenço, na 30ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).